TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teorias Humanistas

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

           [pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA    

                                     CURSO: PSICOLOGIA
                                     PROFESSORA: JÉSSICA SOARES

                                     DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA À PESSOA COM

                                     NECESSIDADES ESPECIAIS

                                     ALUNO(A): MAYRANA PEREIRA DOS SANTOS


               

Diferentes paradigmas relacionados as pessoas com deficiência

Os paradigmas são modelos, padrões, conjunto de ideias a serem seguidas em determinada situação e determinada sociedade. E o conceito de deficiência de acordo com a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, é aquela que tem impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Ao decorrer dos anos foram se criando paradigmas acerca da pessoa com deficiência, o primeiro paradigma foi o da institucionalização, em que tinha como ideia central e objetivo a proteção da sociedade e a proteção dos indivíduos. Esse paradigma é marcado pela retirada das pessoas da sua comunidade, de sua casa, eram afastados das pessoas, do convívio das pessoas, da sua família e da sociedade. Essas instituições eram bem distantes das pessoas e da sociedade, então afastava os indivíduos totalmente do convívio em sociedade.                        Nessas instituições as condições eram precárias, ausência de profissionais preparados/especializados, pouca estimulação e treinamento para com os pacientes, o que os impactava de forma negativa, resultando em distúrbios de personalidade, ausência de motivação para viver, baixa autoestima, distúrbios sexuais, entre outros.

Após muita pressão contrária vindo de todas as direções para o fim da institucionalização, surgiu o paradigma de serviços, tinha como ideia central a “normalização”. Esse paradigma tinha como objetivo ajudar as pessoas a se adaptarem a sociedade, então teriam que se normalizar, ser capacitadas, habilitadas ou reabilitadas em instituições especializadas primeiramente para depois viver em sociedade. Nessas instituições os profissionais iriam oferecer treinamento para a vida em sociedade, atividades de vida práticas para os indivíduos se tornarem independentes, o principal objetivo era a mudança do indivíduo com deficiência. O paradigma teve seu fim, pois recebeu várias críticas da academia científica e atém mesmo das pessoas com deficiência pois a sociedade que deveria garantir direitos de igualdade, pois eles eram cidadãos como qualquer outro, que deveria ter direitos e acessibilidade. E por fim, surge o paradigma de suporte que tem como ideia central a inclusão, acesso a recursos disponíveis os demais cidadãos, busca a disponibilização de suportes, suporte social, econômico, físico, instrumental, processo de ajuste mútuo, paradigma onde todos possam se manifestar sobre seus direitos. Busca criar condições que garantam o acesso e a participação da pessoa na vida comunitária, através da provisão de suportes físicos, psicológicos, sociais e instrumentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com