TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo teorias existenciais humanistas

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 6

Teoria Existencial-Humanista

Principais Teorias/Pensadores

1. Angústia do Existir / Kierkegaard

  • A vida é um movimento de oposições: Vida x Morte; Ser x Não Ser; etc.
  • Tal oposição gera angústia, pois nossa liberdade existencial é preenchida a todos os momentos por esse movimento dialético de escolhas e sentimentos.
  • Doença é: Sofrimento psicossomático diante da angústia; falta de capacidade de sustentação da angústia; falta de capacidade de lidar com o devir.
  • Tratamento: Sustentar a angústia, oportunizar a experiência do risco, da liberdade e/ou da singularidade.

2. Fenômeno da abertura da existência ou Modo-de-ser da cliente que se desvela

/ Heiddeger

  • Dasein, “Ser-aí”, “Ser-aí-no-mundo”, etc.
  • Compreende o homem em sua inteireza. Corpo, mente, ambiente e etc.
  • Modo-singular-de-ser-do-homem-no-mundo. Seu corporar.

/ Boss

  • O estrangulamento existencial revela-se na corporeidade como sofrimento psicossomático. O adoecimento constitui o meio pelo qual certa maneira humana de existir no mundo se realiza num gesto físico. O ser-doente é o modo específico de ser-no-mundo.

+ Privação de poder ser = Doença!; Ex do caso Leticia: Temor x Enfrentamento, ambiguidade existencial de suas relações na vida.; É preciso criar espaço para reflexão de novas possibilidades de ser.

3. Corporeidade existencial como fenômeno

/ Sartre

  • Nossa realidade é sempre corporal, vivencial e relacional; Nossa existência não se baseia somente na fisiologia, mas também nas nossas vivencias (feitas a partir do corpo) e nas relações (existimos sempre em relação a algo/alguém).
  • O que significa dizer que a existência precede a essência? Significa que o homem primeiro existe, se encontra, surge no mundo, e que se define depois.

/ Merlau-Ponty

  • Existir significa ser um corpo: O viver sempre se dá corporalmente e no corpo se dá a relação homem-mundo. Toda experiência humana é sempre corporal. Existimos e compreendemos o mundo corporalmente.
  • O corpo é o meio pelo qual temos um mundo e é por ele que percebemos e somos percebidos. O conhecimento tem relação direta com o corpo e com os sentidos.

+ Tratamento: Trabalhar o dar-se conta da sua corporeidade existencial; resgatar a possibilidade da escuta e da fala; num espaço de liberdade ajudar a cliente a vivenciar suas dores e ressignificá-las.

Conceitos Básicos

1. Fato x Fenômeno – Vivencia

        Fatos são o que vivemos de forma concreta: Situações, doenças, atividades, morte e etc. Fenômenos são o que vivemos de forma subjetiva: Nossa percepção, nossos sentimentos, nossas interpretações dos fatos. A vivencia é o todo, é a nossa vivencia concreta e subjetiva, os fatos e os fenômenos, é o que acontece e o como percebemos.

2. Aqui e Agora

        Aqui e agora significa: Neste local e neste momento. É um termo importante pois acredita-se que os fenômenos só podem ser tratados enquanto sentimentos presentes durante a terapia, no aqui e agora da seção, e não como meras lembranças.

3. Ser-no-mundo

        O Ser-no-mundo é a relação direta entre existir mentalmente e em relação a alguma coisa. Para Heidegger, nossa existência só é real porque estamos em contato com o mundo, pois criamos relações de significados que nos fazem notar que somos alguma coisa. Se não houvesse mundo, se vivêssemos no vazio provavelmente não teríamos consciência de que somos alguma coisa. Por exemplo: Quando tropeçamos e nos assustamos, ficamos estupefados e é como se perdêssemos o mundo, e nessa sensação de perda do mundo, é como se perdêssemos nós mesmos.

4. Aspectos do mundo

        O mundo pode se apresentar de três formas: Circundante, que é o mundo ao redor, aquilo que toco, vejo, presencio... É o ambiente; Humano, que é o mundo social, o mundo das relações humanas; E o Próprio, que é o mundo pessoal, o mental. A importância desses três mundos se dá pela relação Ser-no-mundo citada antes, já que cada um dos três mundos gera significados e relações diferentes do Eu com o Mundo.

5. Consciência

        Nossa consciência é a doadora de significados ao mundo, é sempre intencional e unificadora. Corresponde à nossa consciência unir o que sentimos com o que vivemos.

6. Intencionalidade

        “Toda consciência é intencional”. Intencionabilidade significado basicamente que a mente está sempre atribuindo intenções, vontades e desejos as vivencias. Quando sinto um cheiro de comida, sinto vontade de comer. Quando sinto m cheiro ruim me sinto enjoado. Quando deito numa cama macia, sinto vontade de dormir. Quando deito numa cara dura e fria sinto vontade de sair dali.

7. Método Fenomenológico – Redução Fenomenológica / Coisas Mesmas

        O método fenomenológico se define como uma volta às coisas mesmas, isto é, aos fenómenos. Ou seja, o método fenomenológico é basicamente o método psicológico utilizado na fenomenologia para chegar nos fenômenos vividos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com