TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Psicologia Humanista

Monografias: Resumo Psicologia Humanista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Humanismo

O pensamento humanista surgiu no início da idade moderna com o rompimento do teocentrismo que dizia que todas as coisas no universo tinha influencia diretamente de Deus e em razão disso o homem vivia cegamente pela doutrina e dogmas da igreja. Sendo assim o humanismo traz um pensamento inverso dizendo que a ideia deve ser antropocêntrica o homem como centro de tudo, ou seja ativo e livre pelas suas escolhas.

É desse pensamento que nasce a psicologia humanista que é conhecida como a terceira força da psicologia, que surgiu a uma crítica ao behaviorismo e a psicanálise o qual ambos não tinham como base de estudo a consciência, o behaviorismo estudava o comportamento através de estimulo e resposta e a psicanálise pelo o determinismo da inconsciência.

O pensamento do humanismo é que esse ser humano não pode ser manipulado ou simplesmente um ser condicionado pelo mundo externo, ele tem consciência do mundo ao seu redor.

Existe duas escolas importantes do humanismo

Americana com Cal Rogers e Abraham Maslow.

Europeia com Biswanger. Um dos principais teórico da psicologia humanista Abraham Maslow (1908-1970) acreditava que cada indivíduo tem uma tendência auto realizadora e quando todas suas necessidades são alcançadas ele chega na sua totalidade. Em razão disso Maslow monstra escala de necessidades.

 Realização pessoal

Moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceitos e aceitação de fatos.

 Estima

Autoestima, confiança, conquista, respeitos dos outros e aos outros.

 Amor/Relacionamento

Amizade, família e intimidade sexual.

 Segurança

Segurança no corpo, do emprego, de recursos, da moralidade, da família, da saúde, da propriedade.

 Fisiologia

Respiração, comida, agua, sexo, sono, homeostase, excreção.

Cal Rogers (1902-1987) criador da Psicoterapia centrada no cliente esse pensamento inclui mente e corpo mostrando que a pessoa tem autoconhecimento, esse crescimento maximiza quando existe agentes facilitadores. É o cliente que dirige seu processo de autoconhecimento e de mudança o psicoterapeuta ajuda o cliente a encontrar respostas.

A psicologia humanista veio com esse propósito de acrescentar e contribuir, acreditando que o homem não é uma máquina e que esse comportamento possa ser manipulado, pois esse ser humano é um indivíduo que tem livre-arbítrio, autoconhecimento e potenciais para auto se realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com