TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo das Apresentações II Congresso de Saúde

Por:   •  18/12/2017  •  Dissertação  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo das Apresentações

II Congresso de Saúde

16 a 18 de Novembro de 2017

Foram iniciadas as apresentações com o cardeal: Homem das botas. Ao som da música “pulo da gaita” do filme “Alto da compadecida”.

Apresentado pelas alunas do 6º semestre Eunildes França, Jeane de Jesus, Camila Carvalho, Priscila de Santana e Sandra Lima. Foi retratado um caso de Freud em fevereiro de 1910:

“Um jovem russo solicita a Freud para analisá-lo. Esse paciente obteve um diagnóstico de Insanidade Maníaca Depressiva. Freud não aceita esse diagnóstico e passa a se dedicar a descrição da Neurose Infantil, este apresenta as dificuldades requeridas por ele, que durante muitos anos produziu raras transformações. Esse russo quando criança tinha os pais passando por dificuldades, uma irmã de dois anos mais velha e uma baba e governanta. Ele falou sobre o assédio sofrido neste período de sua vida, relatou um sonho que também o perturbou muito. Sonhara com lobos brancos...”

“... Também foi percebida a neurose obsessiva, erotismo anal e o complexo de castração. O resultado da análise, segundo Freud, era um caso de neurose infantil.”

Apresentação do Cardeal:

“Houve varias apresentações de trabalhos de conclusão de curso dos alunos do 10º semestre, tendo também apresentações de outras turmas e de um profissional de outro estado. A seguir, vou descrever uma dessas, que é o trabalho de conclusão de curso das alunas Marcela Gomes e Suane Lima, discentes da professora Akemy Brandão e do professor Gustavo Caribé”

Tema: Comportamento Auto-lesivo: Uma revisão bibliográfica.

Objetivos: Identificar o processo da auto-lesão na produção científica brasileira; descrever a psicopatologia citada anteriormente.

A prática de ferir o corpo;

- Sem intenção suicida

- Tentativa de fuga e esquiva da dor psíquica;

Auto-lesão associada às psicopatologias;

- Transtorno de personalidade

- Transtorno de humor

- Transtorno de ansiedade

- Transtorno alimentar

Metodologia:

- Pesquisa de revisão de literatura narrativa, por meio da base bibliográfica Scielo Virtual em saúde e Pepsic.

Resultados:

Através da descrição sobre comportamento auto-lesivo nos transtornos citados, nota-se uma pré-disposição maior nessas patologias em comparação com outras, além de compreender que esse tipo de comportamento pode ser interpretado como uma forma de esquiva de problemas que causem danos psíquicos maiores, principalmente nos transtornos borderline, quando voltado à sensação de dar-se conta da existência física do próprio sujeito.

.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com