TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre neurose

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 3

Data da entrega: 30 / 04 / 2014

Disciplina: Teorias e Sistemas – Psicanálise                 Turno: Manhã                                          

Aluna: Maria Elinete Antunes / Matrícula 141012197

Responda a questão:

Defina a estrutura clínica NEUROSE e suas especificidades.

Em 1920 Freud apresenta “Além do Princípio do Prazer”, ou seja, a 2º Tópica Freudiana, onde ele muda o conceito de pulsão. Freud nos propõe um novo dualismo: pulsões de vida – pulsões de morte e nos apresenta o ID, o Superego e o Ego. E nesta 2º Tópica surge as Estruturas Clínicas, que são: Neurose, Psicose e Perversão.

As principais características da psicose é a distorção com o real, uma desarmonia entre pensamento e afetividade, alguns sintomas dessa estrutura são a escuta dos próprios pensamentos por meio de vozes, sensação de ser influenciados e/ou controlados por algo superior, etc..

As principais características é a perversão fazer do seu desejo uma via de atuação, ele vive sua sexualidade através da sua ação, alguns sintomas dessa estrutura são: traços hostis, impulsivo, são confiantes em si, baixíssimas taxa de ansiedade, falta de culpa ou remorso, vaidoso e narcísico, etc..

Na Neurose é a estrutura clínica da maioria dos seres humanos, ser neurótico significa ser “normal”. O Neurótico é aquele sujeito que foi apresentado ao 3º na relação filho e figura materna, vivência e aceita a castração. Os principais sintomas da Neurose é a angústia e a culpa. A Neurose tem ainda uma subdivisão, o ser neurótico pode ser neurótico- histérico ou neurótico-obsessivo e vivenciar ainda por alguma razão um estado momentâneo de fobia. Ou o sujeito é histérico ou ele é neurótico, mas diante de algum trauma ou evento, pode ter sintomas perpassando pelas duas ou três estruturas isso acomete apenas em algumas ocasiões e não durante sua vida psíquica inteira.  

A neurose se caracteriza pelo sofrimento dos “nervos”, pois é uma configuração excedida do sistema emocional em relação a uma experiência passada pelo sujeito, é uma forma de reação aos fatos da vida. Segundo Freud as fantasias dos neuróticos e dos perversos são as mesmas, mas não se dá pelo tipo de desejo sexual e sim pelo vivencia. No neurótico sua sexualidade é vivida na fantasia.

A neurose é uma atitude de defesa que transforma a aflição da angústia num sintoma e através disso submeter-se a um gozo inconsciente e ameaçador que poderá deixa-lo louco. Aceitando a castração, se reprimindo, muito embora desenvolva uma tristeza, que é um sintoma da perda suportada.

O termo Neurose se refere a transtornos mentais que, mesmo causando tensão, não interferem as capacidades funcionais e o pensamento do indivíduo. O modo como a palavra “neurótico” tem sido empregado nos dias de hoje, não revelam o seu real sentido.

"Sofrer neuroticamente segundo o modo obsessivo é sofrer conscientemente no pensamento, isto é, deslocar o gozo inconsciente e intolerável para um sofrimento no pensar. Sofrer como fóbico é sofrer conscientemente com o mundo que nos cerca, isto é, projetar para fora, para o mundo externo, o gozo inconsciente e intolerável, e cristalizá-lo num elemento do ambiente externo, então transformado no objeto ameaçador da fobia. Por último, sofrer segundo o modo histérico é sofrer conscientemente no corpo, ou seja, converter o gozo inconsciente e intolerável num sofrimento corporal."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com