TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão crítica do texto: homossexualidade e modo de vida

Seminário: Revisão crítica do texto: homossexualidade e modo de vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica do texto: Homossexualidade e modos de vida. A psicanálise e novas formas de conjugalidade. Autora Márcia Arán.

No texto “Homossexualidade e modos de vida. A psicanálise e novas formas de conjugalidade” encontramos importantes reflexões acerca das mudanças nas representações sociais. A mulher não mais assume apenas o papel de mãe, dona de casa, mas também se lança no mercado de trabalho, buscado se destacar pelo sues conhecimentos e capacidades. A sexualidade não é mais vista apenas para a reprodução. Essa separação entre sexo e reprodução, possibilitou mais liberdade sexual e também favoreceu para que os homossexuais, uma parcela significativa da população, ganhasse mais visibilidade e o tema fosse mais discutido pela sociedade, na busca de menos preconceito e mais direitos iguais.

A autora conduz a sua fala, com discursões, sobre as transformações na constituição da família, a luta dos homossexuais em movimentos reivindicatórios pelo direito cível de construir uma família, com todos os diretos legalmente estabelecidos. Na sua visão psicanalítica, autora também traz uma interessante colocação sobre a dificuldade de se aceitar o casamento homossexual, fazendo uma critica as instituições que remete o sexo, o casamento e a filiação a uma preservação simbólica, contra as novas formas de se constituir uma família dentro de uma sociedade em transformação.

A homossexualidade ganhou força política na esfera pública. Os movimentos sociais conquistaram mudanças significativas perante a visão que a sociedade criou sobre gaey e lésbicas. O preconceito contra os homossexuais já chegou a pontos extremos, os mesmos já foram rotulados doentes, responsáveis pela disseminação da AIDS, no qual a mesma já foi conhecida como uma doença dos gays, e pelas violentas repressões. Foi somente com a mobilização de civis que esse quadro sofreu importantes mudanças.

O artigo segundo dos direitos humanos, garante igualdade e gozo de liberdade, independente de cor, raça, sexo, um grande avanço na defesa de indivíduos que sofrem de preconceitos, a violação deste direito se configura hoje com crime. Ainda percebemos que a tolerância da sociedade, para com os homossexuais existe desde que não provoque nenhuma desordem nos padrões morais pré-estabelecidos. Uma boa parte da população, por exemplo, não ver com bons olhos as manifestações públicas de afetos entre casais homossexuais. Para que aconteçam mudanças neste comportamento social faz-se necessário o reconhecimento publica do direito civil do casamento homossexual, como forma de combata a invisibilidade, a negação pública que os homossexuais sofrem.

Essa discursão sobre o reconhecimento jurídico civil do relacionamento homossexual provoca ainda opiniões conservadoras por todo o simbolismo que estar atrelado as instituições sociais com, família e casamento, um rompimento com os padrões antigos familiares, significa uma quebra de paradigmas.

As transformações da sociedade que atinge todos os seguimentos são determinadas pelos próprios sujeitos que a constituiu. As novas formas de conjugalidade, já se tornaram uma realidade em uma parte expressiva de países. O que era apenas um desejo agora estar se tornado uma realidade, a orientação sexual aos poucos vai deixando de ser uma tabu na sociedade contemporânea. Por fim, mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com