TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa

Trabalho Escolar: Revolução Francesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

1 - REVOLUÇÃO FRANCESA NA ERA NAPOLEÔNICA

Foi um acontecimento importante, ocorrido em 1789, uma revolução política que destruiu o absolutismo e consolidou a hegemonia da burguesia. Antes da Revolução Francesa a França passava por inúmeras dificuldades, onde havia perdido colônia e mercados para a Inglaterra, a agricultura estava em crise, a indústria estava lucrando pouco e os cofres franceses estavam vazios. Isso se deu porque o rei e os nobres não queriam perder as regalias, iniciou-se então uma revolta e, no entanto o poder estava com a maioria os sans-culottes formaram uma multidão que ganhou as ruas e invadiu a fortaleza francesa.

2 - PONTOS IMPORTANTES

- A queda da Bastilha

- Surgimento de partidos com opiniões diversificadas como os Girondinos e os Jacobinos.

- A fase do terror, defesa de mudanças radicais.

- Burguesia no poder, implantação do governo burguês.

3 - PERSONAGEM

- Luis XVI de Bourbon (1754-1793), rei da França entre 1774 a 1791, depois rei dos franceses entre 1791 e 1792.

- Maria Antonieta Josefa (1755-1793), foi arquiduquesa da Áustria, e rainha consorte de França, de 1774 até a Revolução Francesa em 1789.

- Maximilien Robespierre (1758-1794), advogado e político francês, personalidade mais importante da Revolução Francesa.

- Jean-Paul Marat (1743-1793), foi um médico, filosofo, teórico político e cientista mais conhecido como jornalista radical da Revolução Francesa.

- Georges Jaques Danton (1759-1794) advogado e político francês, destaque inicial da Revolução Francesa.

- Napoleão Bonaparte (1769-1821), dirigente efetivo da França a partir de 1799.

4 - SOCIEDADE (DIVISÃO)

A sociedade francesa do séc. XVIII, mantinha a divisão em três, ordens ou estados típica do Antigo Regime; então diante de sérios problemas econômicos e sociais passados pela França a divisão era o seguinte: O Primeiro Estado era formado pelos camponeses, burgueses e trabalhadores urbanos.

Acima de todos os estados estava o rei, que não precisava prestar contas a ninguém, apesar de tudo a França não abria mão de seus luxos, e somente o terceiro estado era obrigado a pagar os impostos e a custear as regalias do rei e das outras classes privilegiadas. Mais com o agravamento da situação econômica da França, uma das alternativas mais óbvias era a cobrança dos impostos do clero e da nobreza. Assim o rei Luis XVI convocou uma assembléia feita pelos três estados onde cada um tinha direito a um voto, como o clero e a nobreza não queriam abrir mão de seus benefícios, votaram contra a proposta e já o terceiro estado, embora representasse a grande maioria da população, perdera a disputa, uma vez que tinha o poder de apenas um voto.

Diante deste claro quadro de injustiça social os representantes do terceiro estado reuniram-se em assembleia constituinte e armaram um conflito entre as tropas do rei e o povo. A revolução teve seu clímax quando uma multidão tomou a Bastilha, uma espécie de prisão política da monarquia.

5 - ECONOMIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA

Na década de 1780 esses fenômenos eram freqüentes, outra atividade que passava por crise era a atividade comercial, a industria por sua vez vinha sendo prejudicada pelas regulamentações mercantilistas impostas pelo governo, pela pobreza da população e pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com