TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteira Os sentidos da aprendizagem para professores da educação infantil, ensino fundamental e médio

Por:   •  7/11/2017  •  Abstract  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO DE ESTUDO

Referência do texto lido: Jesus,J.S.; Souza.V.L.T; Petroni.A.P.; Dugnani.L.A.C .Os sentidos da aprendizagem para professores da educação infantil, ensino fundamental e médio. Rev. psicopedag., 2013, vol.30, no.93, p.201-2011. ISSN 0103-8486

PONTOS PRINCIPAIS APRESENTADOS PELO AUTOR:

(1º) Qual o assunto tratado? (Os sentidos da aprendizagem para professores da educação infantil, ensino fundamental e médio e a medicalização dos alunos ).

(2º) Qual o problema central levantado pelo autor? (Discutir e analisar sobre os sentidos atribuídos pelos professores à medicalização dos alunos,através dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica.)

(3º) Diante do problema levantado, qual a posição assumida pelo autor? (Apartir da literatura, com  um suporte teórico e metodológico, através dos pressupostos da Psicologia Histórico­Cultural, com ênfase à acepção de Vygotsky sobre desenvolvimento e aprendizagem).

(4º) Como o autor busca responder ao objetivo? (Através de um suporte teórico com ênfase nos conceitos de Vygotsky sobre desenvolvimento e aprendizagem, e como instrumento de coleta de dados dos resultados de uma pesquisa cientifica, onde , teve como sujeitos 11 professores de duas escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo ( uma de educação infantil e outra de ensino fundamental e médio), foram realizadas entrevistas semiestruturadas.)

(5º) Quais os resultados encontrados? (através das falas dos professores entrevistados, observa-se que, relatam as dificuldades de aprendizagem de seus alunos com foco no comportamento e não em seus resultados escolares; a falta, em particular, vinda do aluno, como falta de atenção, de interesse, de envolvimento, de memorizar rapidamente determinado conteúdo. Ao que nos parece, o aluno que não aprende é equivalente ao aluno que incomoda, que precisa de mais atenção ou de propostas diferenciadas, em outras palavras, ao aluno que é sujeito e não se assujeita às práticas padronizadas.

O rótulo da incapacidade e da doença atribuído ao aluno que não aprende, é também incorporado pelo professor, em um movimento dialético, constatado que esses professores tiveram a disciplina de Psicologia da Educação, ministrada na cadeira de Psicologia da Educação, era direcionada para as patologias médicas, psicológicas e aos problemas de ordem social, ou seja, têm em sua base o desconhecimento dos processos de desenvolvimento e de ensino­aprendizagem, visto a convicção de que o não aprender estaria associado a alguma doença e, com isso, à necessidade de se ter um diagnóstico)

(6º) Quais as conclusões do estudo? (Conclui-se que o conflito, como, não saber como trabalhar com o aluno leva o professor a buscar fora de sua sala de aula as causas para o insucesso que vivencia e o aluno visto como único culpado pelo seu desempenho escolar. Os saberes médicos na base dessas concepções, através da divulgação, na mídia, de transtornos e patologias que influenciam a aprendizagem e que podem e devem ser tratados com remédios, contribui para a construção ideológica tratado no início sobre os sentidos atribuídos pelos professores à medicalização dos alunos, quando não padronizados. Este estudo suscita muitas outras questões que fomos lançando e que merecem ser melhor investigadas em pesquisas futuras.).

(7º) Perguntas derivadas da leitura: Como mudar a dinâmica de uma aula ou modo de ensinar para um maior rendimento, com poucos recursos?

Se em nossa sociedade a situação de aprendizagem dos alunos possui um padrão, como os professores lidariam com essa questão sabendo que as pessoas não são iguais em suas experiências?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com