TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Estudo

Monografias: Roteiro De Estudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 10

ROTEIRO DE ESTUDO – ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

1. O que é consumo?

Segundo Foxall, consumo pode ser entendido como toda relação de aquisição de bens,

elementos ou processos necessários para a manutenção da nossa existência .

2. O que é comportamento do consumidor?

Segundo Solomon, o comportamento do consumidor pode ser definido como o estudo dos processos através do quais as pessoas ou grupos selecionam,compram , experimentam, utilizam, produtos, serviços, concepções ideológicas ou experiências para satisfazer necessidades e desejos.

3. O que é percepção?

Segundo Skinner, a sensação é aquilo que sentimos no corpo, uma resposta corporal, assim como ver e ouvir. Desse modo, percepção é um processo pelo qual as pessoas selecionam, organizam e interpretam essas sensações.

4. Quais os estágios da percepção? Explique cada.

A visão: os significados são comunicados ao canal visual através da cor, do tamanho, estilo ou design do produto. As cores podem influenciar de maneira mais direta, pois ela aciona fortes reações emocionais, e algumas ficam tão fortemente associadas a uma empresa que se tornam conhecidas como traje comercial.

O olfato: pode incitar emoções ou criar sensações de tranquilidade, pode evocar sensações ou aliviar o stress. Os odores são processados no sistema límbico, a parte mais primitiva do cérebro e o lugar onde as emoções imediatas são vivenciadas.

A audição: muitos aspectos do som afetam os sentimentos e comportamento das pessoas.Decompondo nomes de marcas em sons individuais chamados de fonemas. Transmitem significados únicos inerentes ao produto.

O tato: há poucos estudos sobre os efeitos do tato sobre o comportamento, porém a observação comum nos diz que este é um canal importante. Estados de humor são aumentados ou acalmados com base nas sensações percebidas na pele. O cientista Skinner, em sua obra O mundo dentro da pele, fala sobre o consumidor que toca o produto. Que vê com as mãos.

O paladar: nossos receptores de paladar contribuem para as experiências que temos com muitos produtos. As mudanças de cultura também determinam os sabores que consideramos desejáveis. Imagens - Olhos

Sons - Ouvidos

Odores - Nariz

Gostos - Paladar

Texturas - Pele

OU

Estágios que dão significado aos estímulos em estado bruto:

Exposição:

Atenção:

Interpretação:

5. O que é sensação?

Segundo Skinner, a sensação é aquilo que sentimos no corpo, uma resposta corporal, assim como ver e ouvir. Está relacionada com a reação imediata de nossos receptores sensoriais (olhos, ouvidos, nariz, boca e dedos) a estímulos básicos, como luz, a cor, o som, os odores e as texturas.

6. Defina estímulo.

É uma parte ou mudança em uma parte do ambiente. Todo e qualquer espécie animal

apresenta comportamento reflexo inato. Estes reflexos são uma preparação mínima que os organismos têm para começar a interagir com o seu ambiente e ter

mais chances para sobreviver.

7. Qual a diferença entre limiar sensorial e limiar absoluto?

Limiar sensorial refere-se à pessoas que são incapazes de perceber alguns estímulos, como por exemplo as mensagens subliminares em uma propaganda. A ausência da percepção subliminar. Encaixa-se no campo de estudos da psicofísica. (mundo pessoal e subjetivo).

Limiar absoluto refere-se à quantidade mínima de estímulo que pode ser detectada a determinado canal sensorial, por exemplo, uma logo pequena em um Outdoor, quase indiferente no meio em que está inserida, a voz baixa.

8. Quais os fatores que levam à adaptação de um estímulo?

A intensidade, duração, discriminação, exposição e relevância.

9. Explique a teoria dos traços segundo a teoria de Freud.

A Teoria dos Traços, segundo Freud , é uma abordagem à personalidade que se concentra na mensuração quantitativa dos traços de personalidade, ou seja , características identificáveis que definem uma pessoa.

10. O que é atitude em comportamento do consumidor?

É uma avaliação duradoura e geral das pessoas, objetos, propagandas ou questões. Qualquer coisa em relação à qual se tem uma atitude é o objeto da atitude.

11. Quais os componentes do modelo multiatributo de atitudes (ABC)? Explique cada um.

Atitudes são compostas por: Afeto, Comportamento e Cognição.

A atitude afetiva relaciona-se com a forma como o consumidor se sente quanto ao objeto de atitude. Emoções ou sentimentos específicos ou do objeto na sua

totalidade. A atitude cognitiva refere-se às crenças do consumidor sobre o objeto da

atitude. E a atitude conativa envolve as intenções da pessoa para fazer algo com

relação ao objeto da atitude.

12. Explique a teoria da ação racionalizada.

Esta teoria, criada pelo cientista Fishbein, objetiva medir as intenções comportamentais, reconhecendo que certos fatores incontroláveis inibem a previsão do comportamento real.

13. Explique o que é emparelhamento de estímulos e dê um exemplo de seu uso na publicidade.

Emparelhamento de estímulos é um modelo de estudo do comportamento criado por Ivan Pavlov, conhecido como modelo de condicionamento pavloviano, o qual se refere à apresentação de um estímulo neutro, seguido de um estímulo condicionado.Por exemplo: Carne Friboi = estímulo neutro; Tony Ramos = estímulo condicionado. Este emparelhamento dos dois estímulos elicia a resposta do comportamento do consumidor, condicionando-o ao consumo do estímulo neutro apresentado, dado por reflexo aprendido.

14. Explique a diferença entre comportamento respondente e comportamento operante segundo a psicologia comportamental.

O comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com