TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Psicologia Social

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 12

1. Defina comportamento pró-social apresentando como as principais correntes teóricas na psicologia procuram explicar sua presença nas interações humanas.

Comportamento pró-social é o termo usado para se referir a uma categoria ampla de ações definidas pela sociedade como geralmente beneficentes para outras pessoas (deve haver um beneficiador e um beneficiado) e para o sistema político vigente (ou seja, não tem um caráter universal).

2. Quais são as características pessoas (personalidade) que influenciam o altruísmo?

Já no altruísmo, a ação é realizada pela pessoa sem a antecipação de recompensas por fontes externas por ter ajudado; ajudar simplesmente com o intuito de beneficiar alguém, sem benefícios para si mesmo, porém podendo envolver custos a essa pessoa. Essa conceitualização é problemática, e muitos ofereceram insights sobre o tema. Batson propôs que o conceito de altruísmo se focasse nas motivações para o comportamento, e não nas ações em si. Ele afirmou que a diferença mais importante a ser feita era entre preocupações egoístas e preocupações altruístas. Devido à dificuldade de medir a motivação de uma pessoa, torna-se uma tarefa complexa identificar um comportamento altruísta.

3. Como a cultura e a religião se relacionam com o comportamento pró-social?

Em diversas culturas e religiões são ensinados a possuir o comportamento altruísta, em algumas religiões são pedidos colaborações, como em algumas culturas as pessoas são ensinadas a compartilhar.

4. Apresente as situações nas quais as pessoas tem maior ou menor probabilidade de ajudar os outros.

A pessoas tem maior probabilidade em ajudar o próximo quando são pessoas mais próximas, por aumento do reconhecimento, alivio de estado negativo, situações de perigo, emergências, por competição, interesse e por desejo de ajudar o próximo. A probabilidade de ajudar os outros é menor quando são para desconhecidos, por acreditar que outras pessoas o farão, por falta de benefícios para si mesmo, quando estão em locais com muitas pessoas.

5. Relacione gênero e pró-sociabilidade.

Pró-sociabilidade é definida como ações e/ou julgamentos voluntários que visem consequências positivas, tendo como motivação básica beneficiar o outro, sem influências ou pressões externas. Uma relação feita com gênero está intimamente ligada com o papel da mulher na sociedade. Espera-se que as mulheres demonstrem mais pró-sociabilidade, ou seja, que sejam mais atenciosas que os homens, estes que, devem aparentar uma figura mais dura. Essa relação pode ser entendida como cultural, em que a figura feminina está associada à beleza, delicadeza.

 

6. Como o caso Kitty Genovese contribuiu para o entendimento do comportamento pró-social? O que é o efeito da difusão de responsabilidade?

O caso Kitty Genovese, foi o assassinato de uma mulher, no qual 38 pessoas ouviram seus gritos (viram pelas janelas do prédio), mas não chamaram a polícia e não pediram socorro. Trouxe estudos para a psicologia relacionada ao fato do problema do espectador, que basicamente coloca que o problema não foi 38 pessoas não ajudar, e sim, não ajudaram porque 38 pessoas ouviram. Dessa forma, pode ser relacionado com o comportamento pró-social à medida que, esse evidencia o fato de ajudar o outro, sem influencias ou pressões externas, ou seja, faltou pró-sociabilidade dos “espectadores”. Pode ser colocado também, o fato de que, sozinhas as pessoas tendem a ajudar mais o outro do que quando se encontram em grupos. O efeito da difusão de responsabilidade é a tendência a achar que alguém mais próximo tem o dever de socorrer alguém, assim, retirando a responsabilidade de nós mesmo. Pode ser relacionada com o caso da Kitty e com a ausência de pró-sociabilidade, ou seja, pessoas com baixos índices de pró-sociabilidade, segundo estudos, podem apresentar um padrão hostil de interação com os demais, tratando-os de forma desrespeitosa ou opositora.

7. É possível aumentar o comportamento pró-social? Qual a influência da empatia?

O comportamento pró social se dá quando qualquer ato que tem o objetivo de ajudar o outro. Esse tipo de comportamento pode ser dividido em comportamento altruísta (onde se ajuda sem receber vantagens psicológicas ou materiais) e o comportamento não altruísta (que se refere ao comportamento de ajuda na expectativa de receber algo em troca: melhorar auto avaliação, reduzir sentimento de culpa, evitar sanções, obter vantagens, etc).

Sendo assim, o comportamento pró-social pode sim aumentar. A empatia altruísta se refere a tentar ajudar o outro por razões altruístas, sem esperar recompensa. Dois sentimentos provocados pela percepção de uma pessoa precisando de ajuda:

- Emoção estressante devida à situação: reduzido pelo ato de ajuda; reduzido por fuga da situação desagradável.

- Empatia situacional: assumir a perspectiva da pessoa necessitando de ajuda.

8. O que é agressão? Como ela esta relacionada com a violência social no mundo atual?

Segundo o dicionário, agressão significa ação ou efeito de agredir, seja física ou moralmente. Atualmente agressão pode relacionar-se com: violência infanto-juvenil, no descaso das escolas, em casa, nos filhos que são abandonados pelos pais, etc.; agressão contra gênero, seja com mulheres, com homossexuais, etc.; agressão contra o negro, agressão no trânsito, na mídia, etc.

9. Discuta agressão do ponto de vista Evolucionário, Cultural e de Gênero.
Agressão do ponto de vista evolucionário: Como a maioria dos comportamentos, a agressão pode ser analisada em termos de sua capacidade de ajudar um animal a se reproduzir e sobreviver. Os animais podem usar a força para ganhar e garantir territórios, bem como outros recursos, incluindo comida, água e oportunidades de acasalamento. Os pesquisadores teorizaram que a agressão e a capacidade de assassinato são produtos de nosso passado evolucionário.
Agressão do ponto de vista cultural: A cultura é um fator distintamente humano, que desempenha um papel na agressão. A investigação cultural baseada na experiência tem encontrado diferenças no nível de agressão entre as culturas. Em um estudo, os homens americanos recorreram à agressão física mais facilmente do que os homens japoneses ou espanhóis, enquanto os homens japoneses preferiram o conflito direto (verbais) mais do que as suas contrapartes americanas e Espanholas. Há também uma maior taxa de homicídios entre jovens brancos do que entre os homens do sul e os homens brancos do norte dos Estados Unidos. Mudanças no comportamento dominante ou de status social provocam mudanças nos níveis de testosterona. Relatórios das mudanças na testosterona de homens jovens durante eventos esportivos, que envolvem face à concorrência face com um vencedor e um perdedor, revelam que a testosterona aumenta pouco antes de suas partidas, como se na expectativa da competição. Além disso, uma a duas horas após o jogo competitivo, os níveis de testosterona dos vencedores são elevados em relação aos níveis dos perdedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com