TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Psicopedagógico

Por:   •  14/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

9º PERÍODO DE PSICOLOGIA

 ROTEIRO PSICOPEDAGÓGICO

2016

1º Sessão: Queixa

Entrevista inicial com o responsável, onde é dito o motivo da consulta, e pode se começar a estabelecer hipóteses sobre aspectos importantes para o diagnóstico de aprendizagem.

2º Sessão: Entrevista

Entrevista com o sujeito, onde ouvimos do mesmo, se sabe o motivo pelo qual está ali, se concorda, e o que pensa de tudo que está acontecendo. Além disso, já se pode fazer uma primeira observação de modo geral.

3º Sessão: Aplicação de provas do diagnóstico operatório

Prova de conservação: Ultilizando líquidos

A conservação diz respeito a igualdade e possibilita a percepção de que mesmo diante de transformações o objeto conserva sua identidade, integridade ou qualidade em questão. Estas questões são importantes para os processos reguladores das atividades do sujeito em sua adaptação frente a realidade. O que se observa nestas prova é o êxito ou não na variável quantitativa em distintos conteúdos.
          Prova de classificação: Ultilizando flores

Essa prova avalia o domínio do sujeito a respeito da classificação.

Prova de seriação: Ultilizando palitos

Essa prova demonstra o processo pelo qual se comparam os objetos e se estabelecem as diferenças entre eles. A seriação origina a gênese do número , a noção de quantificação e faz parte da gênese das estruturas lógicas elementares.

4º Sessão: Aplicação da Eoca

Este instrumento consiste em uma entrevista estruturada que põe em evidência o aprendizado e conta como reativos quaisquer material, dependendo da idade do educando e da queixa. Proponho ao aprendente que ele me mostre o que sabe fazer e o que lhe foi ensinado usando o material contido na caixa.

5º Sessão: Ainda aplicando a Eoca , acompanhada de entrevista

Nesta sessão começarei a fazer perguntas referentes a ultima observação do sujeito manipulando o material da caixa, e sujerindo que faça atividades que ainda não fez, como fazer alguma conta ou escrever frases.

6º Sessão: Aplicação da família educativa e par educativo

Nesta sessão estarei aplicando o teste da família educativa para observar como o sujeito apresenta seu vínculo de aprendizagem com o grupo familiar e com cada um dos integrantes da mesma.

7º Sessão: Anamnese

A anamnese consta de uma segunda entrevista com os pais com o objetivo de retirar dados sobre a história vital do avaliado. Visa também confirmar ou descartar algumas hipóteses levantadas na entrevista operativa. A história vital dará uma série de dados objetivos que estão vinculados ao problema atual e também permite detectar o grau de individuação que o avaliado tem com a mãe, assim como a de ser a sua história a continuação da história dela.

8º Sessão: Devolutiva

Depois de toda observação e análise , o psicopedagogo já deve ter formado uma visão global do indivíduo em sua contextualização na família, na escola e no meio social em que vive. Deve-se ter uma compreensão de seu modelo de aprendizagem,  como o que já aprendeu, o que pode aprender, o que aprende no ponto de vista afetivo-social, que recursos possui, se os mobiliza ou não,e o que tomam seus interesses na busca do conhecimento. Apartir desta visão, se deve dar as devidas orientações aos pais e à escola. Ex: troca de turma ou de escola, forma de posicionar o indivíduo em sala de aula, modo de lidar com ele em casa e na escola, reformulação de exigências, atribuição de responsabilidades, revelação de fatos, etc. Além das indicações de atendimentos a serem feitos, seja de psicopedagogia, fonoaudiologia, psicoterapia, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com