TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIMULADO PARA PSICOLOGIA

Trabalho Universitário: SIMULADO PARA PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  3.232 Palavras (13 Páginas)  •  2.928 Visualizações

Página 1 de 13

SIMULADO DE PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

As medidas socioeducativas estão descritas no Estatuto da criança e do adolescente e devem ser aplicadas no adolescente que comete ato infracional. Entre as medidas socioeducativas NÃO encontramos:

a) semiliberdade

b) Prisão ( pois adolescentes comentem atos infracionais e o ECA visa aplicar medidas sócio-educativas as quais envolvem liberdade assistida, advertências , semiliberdade entre outros)

c) Advertência

d) Liberdade assistida

2- Um estudo realizado na Université de Montreal por Champagne e Frennet permitiu identificar algumas expressões mais frequentes relativas aos idosos e que passamos a descrever: Os idosos não são sociáveis e não gostam de se reunir; Os idosos são pessoas doentes que tomam muita medicação; São muito sensíveis e inseguros; Não se interessam pela sexualidade.

a) Estereótipos ( verificar material didático os conceitos e as diferenças entre estereótipos, preconceito e discriminação)

b) Intimidação

c) Preocupações em relação ao idosos

3. A Psicologia Jurídica tem tratado questões que envolvem a família no contexto das demandas legais. Mudanças na construção metodológica do parecer técnico incorporaram a dinâmica familiar e o potencial das famílias no encaminhamento de resolução dos conflitos. Tais mudanças oferecem subsídios para audiências conjuntas com o juiz e o técnico psicossocial. Assim, tem-se adotado na elaboração de um laudo uma ênfase maior na dimensão compreensiva do conflito do que na disputa entre querelantes. Por outro lado, a resolução CFP 07 de 2003 determina o que um laudo psicológico deve possuir como elementos mínimos. Com base na leitura desse texto, é CORRETO afirmar que:

a) a avaliação psicológica inclui a identificação, o levantamento da demanda e o uso de instrumentos psicológicos, organizando a análise de resultados a qual deve subsidiar decisões judiciais em relação à dinâmica do caso. ( verificar documentos psicológicos)

b) a realização do processo psicodiagnóstico na situação familiar implica a flexibilização da apresentação formal de um laudo, pois prejudicaria o processo de intervenção familiar, orientada pelo juiz.

c) a resolução do CFP obriga o profissional a relatar todos os aspectos psicológicos levantados durante a entrevista, pois revelam dados jurídicos aparentemente desconexos, mas importantes para a demanda judicial.

4. O Estatuto da Criança e do Adolescente introduziu mudanças importantes no trato da questão dos adolescentes em conflito com a lei. Sobre esse tema, assinale a afirmativa CORRETA.

a) O Código de 1979 previa três medidas mais utilizadas, especificamente, com os então denominados menores infratores: internação, liberdade assistida e tratamento ambulatorial ao adolescente e seus familiares.

b) Na visão do Estatuto, o Estado deve buscar o trabalho com o ambiente familiar, procurando restaurar a autoridade dos pais e garantir a cidadania dos assistidos, articulando os recursos públicos e comunitários. ( obs. A justiça restaurativa tem como objetivo buscar tais soluções para restauração dos vínculos do infrator ao ambiente social)

c) A doutrina da situação irregular considerava a irregularidade das questões sociais que atingiam o jovem e o núcleo familiar como importante fator nos estudos realizados sobre os jovens que haviam praticado ato infracional.

5-As mudanças que o ECA introduziu na questão da adoção são principalmente paradigmáticas. O caminho percorrido entre a obtenção de um filho através da lei até a adoção com reais vantagens para a criança traz consigo um árduo trabalho de conscientização social. Consequentemente, o papel do psicólogo nas equipes técnicas vem sofrendo mudanças que acompanham o ritmo das necessidades e reflexões atuais. Considerando essas mudanças, é INCORRETO afirmar que a(o):

a) participação do psicólogo em processos de adoção está cada vez mais marcada pelo seu caráter multidisciplinar, e vem determinada por uma dupla necessidade de prognosticar o êxito e prevenir possíveis disfunções.

b) mudança de paradigma implica colocar em primeiro plano as demandas dos pretendentes à adoção, já que deles depende o sucesso do processo adotivo.

c) equipe técnica deve buscar a atuação preventiva, na qual o psicólogo atua no sentido de uma intervenção com um caráter mais orientador e de suporte do que de perícia.

6. A complexidade conflituosa tratada nas varas de família exige uma abordagem multidisciplinar para que os casos possam ser solucionados e levados a julgamento judicial. A intervenção do psicólogo jurídico enriquece o processo judicial nas situações que podem causar risco de dano psicológico. Sobre as práticas de intervenção do psicólogo jurídico, considere as afirmativas a seguir:

I Realizar avaliação psicológica dos impactos que o processo litigioso de separação dos pais em face dos filhos.

II Defender a guarda compartilhada de forma a fortalecer as relações afetivas que devem existir entre pais e filhos.

III Oferecer provas para crimes de violência contra a criança, baseando-se na palavra de quem sofreu a violência.

Analise as afirmativas e marque a alternativa correta:

a) apenas I está correta.

b) apenas a II e III estão corretas.

c) apenas I e III estão corretas .

7. Um treinador da seleção brasileira de futebol, certa vez, fez a seguinte declaração sobre a participação de homossexuais na seleção: 'Não tiraria, mas acho que ele nem seria convocado. Um jogador assumido causaria um impacto muito forte. Como foi nas Forças Armadas Norte-Americanas. O ambiente do futebol reagiria muito, é muito conservador?'

Resposta: O aluno deve desenvolver sua resposta avaliando os posicionamentos , sendo discriminatório, é preconceituoso, e, como tal, mostra uma atitude baseada num conhecimento estereotipado,dotado de uma carga afetiva negativa, o ódio.

8. O Brasil vem assistindo estarrecido notícias sobre linchamento, essa barbárie medieval, a exemplo do caso recente de uma mulher acusada pelos vizinhos de sequestro de crianças. Esse episódio culminou em sua morte trágica e levanta questões pertinentes. O que faz com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com