TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Projeto de pesquisa: SISTEMA DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVO 3

3. CONCEITOS BÁSICOS 3

3.1 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO 3

3.1.1 DADOS 3

3.1.2 INFORMAÇÃO 4

3.1.3 CONHECIMENTO 5

4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5

4.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5

4.1.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL (SIO) 6

4.1.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) 6

4.1.3 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO (SAE) 6

4.1.4 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO (SSD) 6

4.1.5 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO (SSE) 7

4.1.6 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA (SE) 7

4.1.7 ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) 7

4.1.8 CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGER) 7

5. EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 8

5.1 COMPOSIÇÃO DE UM COMPUTADOR EM 1995 E EM 2012 11

6. CENÁRIO PROPOSTO 12

6.1 HISTÓRICO 12

6.1.1 DADOS 12

6.1.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO INICIAL 12

6.1.3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ATUAL 13

7. CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação, a informação e o conhecimento subsidiam as tarefas desenvolvidas pelas pessoas, daí a importância desses elementos no mundo atual.

Neste trabalho serão abordados, tópicos como qualidade da informação, competências para trabalhadores da informação, estratégias para o recurso informação, o processo de gestão da informação e do conhecimento, além dos recursos de tecnologias de informação.

2. OBJETIVO

O objetivo é descrever a teoria dos fundamentos da administração da informação, procurando passar de uma forma simples e objetiva como a administração da informação é importante e essencial para um completo alinhamento estratégico da T.I. (Tecnologia da Informação) com os negócios da empresa. Também é apresentada uma evolução dos computadores do ano de 1995 até o presente ano (2012) e um cenário de informatização de uma empresa locadora de livros com um sistema inicial desenvolvido em 1995 e um sistema atual desenvolvido nos moldes do e-book.

3. CONCEITOS BÁSICOS

3.1 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO

A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração trata-se de um processo consistente de tomadas de decisões, com recursos e objetivos, para obter resultados.

A Informação é uma das principais ferramentas que auxiliam na administração, pois através da informação reduz incertezas e aumenta conhecimento a respeito de algo, ajudando desta forma na tomada de decisão.

A informação deve ser conhecida, processada e selecionada para serem traçadas futuras metas através das informações obtidas pelos dados colhidos, a partir de softwares que gerenciem esses dados.

3.1.1 DADOS

Um “dado” é qualquer característica de um objeto, ser ou sistema que possa ser registrado.

Dados referem-se a um conjunto de informações organizadas, os dados podem consistir em números, palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis; informações, registro que identifica alguma coisa tanto objeto, ser ou sistema. Os dados podem ser humanos ou processados por uma entrada em um computador, armazenados e tratados lá, ou transmitidos (saída) para outro computador ou humanos.

Por exemplo: uma sala de aula contém um determinado número de alunos. Esse número é um “dado”. O número de lugares (carteiras) existentes na sala também é um “dado”. Assim como são “dados” a idade, data de nascimento, nome, endereço e demais características de cada aluno.

3.1.2 INFORMAÇÃO

A informação é um conjunto de dados, que agrega valor ao produto ou prestação de serviços da empresa. As informações são muito valorizadas por isso é necessário conhece-las, seleciona-las e saber usa-las.

As informações obedecem algumas leis:

a) A informação é infinitamente compartilhável, não só podendo, mas devendo ser compartilhada.

b) O valor da informação aumenta com uso, quanto maior o uso maior será seu valor.

c) A informação é perecível, perde parte de seu valor potencial com o passar do tempo.

d) O valor da informação aumenta com a precisão, quanto mais precisa mais útil, mais valiosa será, transformando em benefícios para a organização.

e) O valor da informação aumenta quando há combinação de informações, pois permitem uma melhor visão sistêmica da organização.

f) Mais informação não é necessariamente o melhor, e sim a qualidade.

g) A informação se multiplica, com a criação de um sistema permanente de análise e combinação de dados que gerem novas informações.

3.1.3 CONHECIMENTO

O conhecimento é o ato ou a atividade de conhecer, realizado por meio da razão ou da experiência, efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, os dados processados se transformam em informações que, compartilhadas aumentam o conhecimento. O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com