TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE FENOMENOLOGIA DA RÚSSIA

Projeto de pesquisa: SOBRE FENOMENOLOGIA DA RÚSSIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

SOBRE A FENOMENOLOGIA DE RUSSEL

Quem foi Edmund Hussel?

Foi um filósofo, matemático, lógico, foi professor em Gotinga e Friburgo em Brisgóvia. Fundador do método de investigação filosófica chamada: Fenomenologia.

O que é a Fenomenologia de Russel?

É um método de investigação filosófica onde se afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmo, tudo que podemos saber resume-se nesses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa sua essência sua “significação”.

Na época da criação da fenomenologia , por Hussel, havia uma super valorização do mundo científico, onde seu êxito estava estabelecido de uma “verdade provisória útil”, que será verdade até que um novo fato mostre outra realidade. Para evitar que a verdade filosófica também fosse provisória Hussel propõe que ela deveria referir-se as coisas como se apresentam na experiência da consciência, estudadas em suas essências, em seus verdadeiros significados, de um modo livre de teoria e pressuposições, despidas de acidentes própios do mundo real, do mundo empírico objeto da ciência.

Hussel, sobre a ciência:

Naquela época houve a crise das ciências, onde não havia uma elucidação do objeto de estudo destas, que fez com que elas alcançassem um campo indefinido de pesquisas e um grande status, chegando até a afirmar que o método científico era capaz de pesquisar e julgar a própia existência do homem. Hussel acreditava que era preciso uma teoria do conhecimento, um eslarecimento do conhecer, era preciso ir a busca dos fundamentos deste conhecimento afim de permitir-nos compreender a pretensão do conhecimento científico, que ainda não havia sido esclarecido efetivamente naquela época.

A fenomenologia veio para denunciar o crescente distanciamento entre o mundo da vida e o mundo da ciência, era preciso resgatar a noção que o mundo científico é secundário , ele é produzido a partir da própria compreensão subjetiva dos cientistas.O real não é o mundo visto pelos olhos das ciências, mais aquilo que eu experiencio , aquilo que eu vivo. A fenomenologia com esses objetivos não está criticando a atividade científica propriamente dita, mais denunciando a ideia de que o mundo é dado cientificamente.

Em sua concepção a ciência tem muito pouco a nos oferecer no que se refere as questões da humanidade, uma vez que deixa de fora as questões essenciais do homem , as questões que dizem respeito ao seu modo de ser, promovendo, assim, o distanciamento entre o mundo que eu experiencio e o mundo que me é dado cientificamente.

Qual objetivo da Fenomenologia?

Fazermos reaprender a ver o mundo tal como ele nos aparece, tal como ele é. A ideia não é abandonar as descobertas científicas, mais de redescobrir o mundo sem as vestimentas teórico-científicas. A fenomenologia busca, portanto, “descontaminar” o mundo-da-vida dos resultados científicos, os quais implantaram uma pré-concepção básica em todos nós, a ideia que tudo pode ser explicado cientificamente, o problema desta pré-concepção é a que ela é de solo comum a muitos indivíduos, que promove o não questionamento acerca deste modo de representar o mundo, Hussel então irá dizer que o homem está mergulhado numa tese geral do mundo, numa fé ingênua na realidade do mundo tal como o percebo. Essa é a atitude natural, portanto, é a crença inquestionável da percepção tal como eu o vejo: é sua compreensão implícita.

O grande descontentamento de Hussel com o direcionamento das ciências foi, portanto, o fato de ela promover a desconstituição do sujeito da relação com o mundo. Podemos constatar que um dos esforços de Hussel se dá na tentativa de tirar o homem de sua atitude natural, fazê-lo reconhecer como mundo constituinte que lhe aparece.

Qual método de reconhecimento da consciência como doadora de sentido do mundo?

Hussel irá dizer que há duas maneiras de combater a influência da fé da atitude natural no mundo: A primeira consiste em tomar consciência dela através da reflexão e a pô em questão, a outra consiste em operar uma to de liberdade , ou seja, operar uma mudança radical de atitude e suspender , sem negar a tese geral da existência no mundo. É da ultima que iremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com