TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude SUS

Pesquisas Acadêmicas: Saude SUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

1) Dentro do entendimento da constituição de 1988 quais são os três aspectos principais tratados pela sessão sobre a saúde?

A constituinte de 1988 estabeleceu três aspectos principais tratados pela sessão sobre a saúde, na qual vem em primeiro lugar o meio físico (água, alimentação, habitação, etc..); o meio socioeconômico (renda, educação, etc...); os fatores biológicos (sexo, idade, herança genética, etc...) e a oportunidade de acesso aos serviços que visem a promoção, proteção e recuperação a saúde.

Em segundo lugar o direito de todos sem qualquer descriminação as ações de saúde em todos os níveis

Por ultimo é o sistema único de saúde SUS, de caráter publico.

Portanto, os três aspectos principais são o meio físico, Ambiente e organismo e acesso ao sistema único de saúde SUS.

2) Cite e explique as principais doutrinas do SUS.

Os princípios doutrinários que norteiam a constituinte do SUS são três, a universidade, equidade e integralidade.

Sendo, que a universalidade é a garantia de saúde por parte do sistema a todo e qualquer cidadão brasileiro. Saúde como direito de cidadania e dever do governo (municipal estadual e federal)

Por segundo, a equidade que é assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requer, ou seja, todo cidadão é igual e será atendido conforme sua necessidade.

Por ultimo, a integralidade onde as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde devem ser integradas ao ser humano no Bio-psico-social

3) Explique dois princípios que regem a organização do SUS.

Regionalização hierarquizar a rede de serviços, organizados por regiões, como área geográfica definida, articulando os serviços existentes com uma comanda unificada. Utilização de critérios epistemológicos.

Participação dos cidadãos é a participação da população através suas entidades representativas, onde participará do processo de formulação das políticas de saúde e do controle de sua execução em todos os níveis, desde o federal até o local.

4)Dentro da lógica do SUS, quem pode desenvolver ação de proteção e promoção de saúde? Cite exemplos no campo da promoção e da proteção que envolva trabalho multidisciplinar.

Segundo a lógica do SUS as ações de promoção e proteção podem ser desenvolvidas por instituições governamentais, empresas, associações comunitárias e indivíduos, assim, podem citar como exemplo de promoção de saúde a educação, bons padrões de alimentação e nutrição, adoção de estilo de estilo de vida saudável, uso adequado e desenvolvimento de aptidões e capacidade, aconselhamento especifica como os de cunho genótipo e sexual.

E como exemplo de proteção pode-se citar vigilância epidemiológica, vacinação, saneamento básico, vigilância sanitária, exames médicos e odontológicos periódicos entre outros.

5) Descreva brevemente a organização do SUS por nível de complexidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com