TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo X GESTALT

Artigo: Behaviorismo X GESTALT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

Behaviorismo X GESTALT

Behaviorismo

É a análise do comportamento humano, sendo objeto observável da Psicologia.

Nesta teoria, os pesquisadores chegaram à conclusão que as únicas reações admissíveis como originais na criança recém nascida, seriam o medo, a cólera e o amor, sendo as demais, frutos de condicionamento.

J. B. Watson

Segundo J. B. Watson, que lançou a corrente behaviorista entre 1910 e 1920, "é cientificamente observável a ação de um estímulo e a reação encontra seu protótipo no reflexo incondicionado e condicionado". Watson acreditava que certos estímulos levam o organismo a dar respostas devido ao ajuste ao meio do indivíduo, assim como a formação de hábitos e a hereditariedade, ou seja, o comportamento depende do ambiente em que se vive; não é uma ação isolada.

O Behaviorismo, em momentos históricos mais fechados como em tempos de ditadura militar, foi indistintamente utilizado para controle social, onde comportamentos destoantes dos permitidos, já se julgavam subversivos e, portanto, limitavam-se o alcance de pensamento e interatividade do sujeito com o seu meio vivido.

GESTALT

"A 'fórmula' fundamental da teoria da Gestalt poderia ser expressa da seguinte maneira: existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais os processos parciais são eles mesmos determinados pela natureza intrínseca do todo" (Max Wertheimer).

Enfatiza o conjunto, a organização, a estrutura e as propriedades do campo psicológico.

Von Ehrenfels

Para Von Ehrenfels, seu criador, as qualidades formais não resultariam da soma ou reações dos elementos, mas sim da atividade do espírito que combinaria esses elementos.

Destacou-se como tema central desta teoria, a percepção, onde os experimentos realizados levaram os teóricos a questionar o princípio implícito na teoria Behaviorista, onde se afirma que há relação de causa e efeito entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, onde se encontra o processo de percepção. Concluiu-se que, o que o individuo percebe e a forma com que ele percebe, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

A Percepção, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se no Processo de Percepção. Na visão dos gestaltistas o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.

O campo psicológico nos permite estruturar situações que não estão nítidas. Há um fenômeno na Gestalt chamado insight que nos permite compreender imediatamente uma figura que até é desconhecida.

Insight = entendimento, percepção profunda. O Insight é uma percepção imediata.

Muito usado na publicidade, a palavra pode ser ilustrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com