TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seja A Pessoa Certa No Lugar Certo

Trabalho Escolar: Seja A Pessoa Certa No Lugar Certo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  2.399 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO LIVRO: “SEJA A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO” – Eduardo Ferraz

O livro nos ensina a escolher empregos, carreiras ou profissões de certo modo compatíveis com nossa personalidade. Através de testes avaliativos de perfis comportamentais,casos práticos e instruções de fácil aprendizado somos convencidos da real necessidade de satisfação profissional, ou seja, se estamos felizes e seguindo nossos ideais dentro de uma empresa, exercendo uma função que nos motivará e acima de tudo se estamos buscando ganhar dinheiro ou se nossa satisfação e felicidade está acima deste desejo material.

Também aprendemos a identificar as cinco camadas que formam nossa personalidade, usando para tal a figura de um iceberg, onde a parte visível (primeira camada) é o nosso perfil comportamental, a nossa consciência e racionalidade, aquela que mostra como agimos, conversamos, nos movimentamos e nos relacionamos. São formados por quatro comportamentos marcantes: Dominância, Influência, estabilidade e conformidade.

A partir da segunda camada até a quinta todas são submersas, ou seja, nosso inconsciente, por onde agimos por instinto.

A segunda camada é a da motivação, sendo composta por cinco fatores profissionais que nos conduzem: dinheiro, segurança, aprendizado, reconhecimento e autorrealização. Conhecendo e aprofundando nesses motivadores nos ajudará a escolher o trabalho mais adequado as nossas necessidades.

A terceira camada é formada por nossos talentos, onde nos mostra em qual área nos destacamos mais e em qual intensidade devemos usá-lo para crescer na carreira. Esses talentos são: artísticos, esportivos, relacional, espacial, linguístico, naturalista, lógico/matemático, executor, empreendedor e criativo-intuitivo.

A quarta camada são nossas atitudes positivas, servindo de atrativo para novas oportunidades por delinear nossa personalidade de modo a refinar nosso comportamento. Neste contexto citamos a disposição, pontualidade, estudabilidade, proatividade, resiliência, profissionalismo, coragem, temperança, altruísmo e empatia.

A quinta camada, a que mais se precisa controlar, é os nossos pontos limitantes, nossos comportamentos negativos, de onde devemos atuar com mais ênfase de modo a corrigir essas atitudes, não deixá-las tão visíveis para não sermos prejudicados, acabando por destruir todas as outras camadas superiores. Por estes pontos limitantes citamos diversos comportamentos: Insegurança, apatia, procrastinação, aversão ao estudo, resistência, descompromisso, instabilidade emocional, egoísmo e antipatia.

Enfim terminamos nosso resumo exaltando a importância de se ler e compreender todo o conteúdo deste excelente livro, que nos abre a mente e nos orienta, de forma clara para o que somos e onde devemos estar para sermos felizes e realizados profissionalmente.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »