TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que As Pessoas Fazem De Certo

Dissertações: O Que As Pessoas Fazem De Certo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  3.907 Palavras (16 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 16

5 - ESTUDO DE MERCADO DE HORTIFRUTIGANJEIROS

5.1A empresa

A Frutinha Comércio de Produtos hortifrutigranjeiros LTDA opera no ramo de distribuição de alimentos in natura, está localizada atualmente na Avenida Amazonas, próximo à Avenida Guaporé em Porto Velho – RO. Tendo a visão da oportunidade do mercado de alimentos em constante ascensão a empresa está se deslocando para uma área maior, passando de aproximadamente 800 m² para uma área de 2.669,22 m² de área construída.

A empresa foi constituída em dezembro de 1987 com o intuito de trazer produtos hortifrutigranjeiros de qualidade e de boa procedência para Rondônia. Hoje a empresa é a maior do estado no ramo, tendo, portanto, aumentado seu mix de produtos oferecidos, incluindo a distribuição de frangos congelados e derivados. Assim, a empresa atende a Capital e parte dos estados do Pará, Acre e Amazonas.

A Frutinha trabalha com produtos de qualidade procedentes de vários estados brasileiros (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, e Goiânia), porém prioriza a agricultura Rondoniense. Com três escritórios terceirizados de compras em locais estratégicos, Porto Velho, São Paulo e Curitiba, a empresa busca em várias regiões os melhores fornecedores o que proporciona abastecimento o ano inteiro.

A administração da empresa é exercida pelo sócio proprietário e administrador de empresas Julio Cézar Gasparello que já atua no mercado desde a abertura da mesma, que além da experiência do negócio se capacitou para dá continuidade ao empreendimento dos pais. Faz parte da visão empreendedora de seu administrador a ampliação das instalações, podendo assim atender mais praças, podendo triplicar seu faturamento. Hoje o tamanho da empresa representa o gargalo para expansão dos negócios da Frutinha que, com o aumento de consumo de alimentos frescos, necessita de maior capacidade de armazenamento e distribuição dos produtos.

Assim, todos os produtos comercializados pela empresa são considerados de primeira necessidade e com o aumento populacional e poder de consumos das famílias brasileiras, tendo no mercado a oportunidade da demanda reprimida da região norte, pois muitos dos alimentos distribuídos não são produzidos no estado.

Hoje a Frutinha é uma empresa de médio porte contando com frota própria, 45 funcionários e um ótimo planejamento estratégico que a tornará a maior empresa de distribuição de hortifrutigranjeiros em um prazo médio de cinco anos. Para tanto, a administração conta com acessória de profissionais capacitados que buscam cumprir a missão da empresa dentro da visão a longo prazo.

Missão:

Garantir sempre produtos com excelência na qualidade proporcionando mais saúde e bem-estar aos seus consumidores.

Visão:

Ser referência na distribuição de hortifruti e produtos alimentícios nacionais e importados.

Valores

• Ética social.

• Compromisso com a qualidade

• Excelência no atendimento;

• Honestidade;

• Respeito

5.2 Produtos

A Frutinha trabalha com a linha completa de hortifrutigranjeiros existentes no mercado, onde se encontra em sua maioria para pronta entrega. Os produtos de todos os lugares do Brasil e do mundo. Sempre priorizando a agricultura local, mas sempre buscando qualidade para seus clientes. Com Três escritórios de compras (Porto Velho, Curitiba e São Paulo) a Frutinha busca em várias regiões do país os melhores produtos nas melhores épocas para abastecer seus clientes. Hoje os estados que mais fornecem produtos para a Frutinha são: Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Goiânia.

5.3 Mercado Geral

As oportunidades no mercado de frutas, legumes e verduras começam no setor produtivo. Os produtores devem estar atentos ao fato de que a busca por uma vida mais saudável pede também maior diversificação dos produtos, além da atenção a diversos critérios que impactam a escolha do cliente.

Uma pesquisa da Emater aponta novos nichos de mercado a serem explorados:

• Produtos orgânicos;

• Produtos hidropônicos;

• Produtos isentos de agrotóxicos e de agentes biológicos nocivos à saúde humana;

• Produtos desdobrados, diferenciados;

• Produtos minimamente processados (lavados, higienizados, cortados, descascados, picotados, ralados); e

• Produtos agroindustrializados.

Esse crescimento acontece em conjunto com o trabalho de médicos para diminuir a incidência de obesidade no país. No Brasil, segundo consta do relatório da Organização das Nações Unidas (OMS) sobre as Estatísticas Mundiais de Saúde, publicado em 2012, a obesidade atinge 12,5% entre os homens e 16,9% entre as mulheres e o excesso de peso é observado na metade da população. Associado a esses dados, estima-se que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que incluem a obesidade, são responsáveis por 72% das causas de morte no país.

O consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras encontra-se entre os dez principais fatores de risco para a carga global de doenças em todo o mundo1. Aproximadamente 2,7 milhões de óbitos podem ser atribuídos a um baixo consumo de frutas e vegetais. Tais alimentos são considerados componentes importantes de uma dieta saudável, pois são fontes de fibras, micronutrientes e outros componentes com propriedades funcionais.

Em muitos países, é defendida a campanha de consumo “Five a Day”, que prega a ingestão de cinco porções de frutas e hortaliças ao dia. Porém, um excelente estudo da University College London, da Inglaterra, sugere que vale a pena aumentar ainda mais essa recomendação. Segundo a pesquisa, o consumo de sete ou mais porções de frutas e hortaliças por dia pode reduzir o risco de morte em 42%, a qualquer idade, em comparação com um consumo inferior a menos de uma porção diária. O estudo contou com uma amostra bastante representativa: considerou o hábito de consumo de mais de 65 mil ingleses, entre 2001 e 2013! Foi descoberto, também, que o consumo superior a sete porções pode, ainda, reduzir o risco de morte por câncer ou por doenças cardíacas em 25% e 31%, respectivamente. No Brasil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com