TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário denise

Por:   •  5/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

LAUDO PSICOLÓGICO EM OVP

Resumo, uma condensaçao escrita de dados relevantes do paciente.

Objetivo do Laudo: Objetiva tornar possivel uma compreensao globalizada dos dados levantados durante o processo de avaliçao psicológica.

 

A linguagem utilizada no Laudo deve ser clara, fluente e acessível!

O Laudo, deve responder as perguntas formuladas por quem solicitou o estudo/avaliação (o aluno orientando deve sentir que suas dúvidas foram sanadas ou diminuidas).

Deve responder a questionamentos, e dar a possibilidade da própria pessoa se orientar, ou seja, “reconhecer a situação do lugar onde se acha, para guiar-se no caminho”, tomando em consideração as características do interessado e a relação entre essas características e as possibilidades no mercado de emprego.

SUGESTÃO PARA COMPOSIÇÃO DO LAUDO / INFORME PSICOLÓGICO

Para simplificar a redação, convém subdividir o texto em itens que facilitem a organização e a compreensão dos dados.

Exemplo:

Identificação

Nome (somente as iniciais), sexo, idade, data de nascimento, escolaridade, nacionalidade, local de origem, religião e outros dados relevantes para o propósito.

Análise Qualitativa

Aspectos sócio – histórico:

Queixas, recursos utilizados e histórico de vida.

Na Orientação Vocacional: Fatores familiares que venham a influenciar a escolha profissional. Fatores do grupo social que possam estar influenciando a escolha. Histórico escolas migratório.

Características da personalidade:

Relato daquilo que o psicólogo pôde perceber e integrar no contexto da avaliação ou psicodiagnóstico, como sendo sua compreensão psicológica globalizada do paciente.

Na Orientação Vocacional: 

  1. Resultados favoráveis do QUATI E DO EMEP (Ex. Independência. Conhecimento da realidade profissional). Sem citar o nome dos testes, somente o que avaliam!

  1. Resultados desfavoráveis para a escolha profissional que surgiram no QUATI E EMEP (Ex. Falta de determinação. Escolha por conta do gosto paterno).

Orientação e Encaminhamentos:

Indicações necessárias para ajuste das situações ou pertubações detectadas.

MODELO DE LAUDO PSICOLÓGICO NA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Exemplo 1:

I – IDENTIFICAÇÃO

Nome: S.S.

Idade: 20 anos

Naturalidade: Anápolis

Estado Civil: Solteira

Escolaridade: Superior Incompleto.

 II – ANÁLISE QUALITATIVA

  • ASPECTOS SOCIO - HISTÓRICO

O processo de Orientação Profissional foi realizado a pedido da adolescente, que por hora, apresentou uma queixa acerca da dúvida de se permanecer ou não, no curso que está fazendo. No entanto, durante os contatos estabelecidos, verificou-se um motivo latente nesta procura por auxilio psicológico, que foi um conflito familiar (principalmente com a mãe).

         

Trata-se de uma adolescente saudável, residente em A.-GO, desde o nascimento, que trabalha com a mãe em um salão de beleza desde os doze anos de idade, como cabeleireira e com depilação. Mora com o pai (44 - armador de ferragem), a mãe (42 - manicure), a irmã (14 - estudante) e com a avó materna (66). Está namorando há 8 meses, sendo que o namorado é de Brasília, atualmente ele serve o Exército e sua família é de Iporá, sendo que S. ainda não conhece a família dele.

O avô materno morreu há oito anos, deixando muita saudade e dor até hoje. S. era muito apegada a ele (revelou muita identificação com o avô, nos testes utilizados na avaliação), passando sua infância com o avô e como única neta até os seis anos de idade. Quando o mesmo faleceu a avó veio morar com a família dela, modificando um pouco a estrutura familiar.

S. reclama da falta de liberdade e autonomia, que gostaria que os pais confiassem mais nela. Também é perceptível a necessidade de atenção e cuidado que ela sente dos mesmos. Durante sua infância não teve o pai presente, devido o alcoolismo deste, permanecendo mais distante; quando a irmã nasceu quase não presenciou o pai alcoólatra, ficando mais apegada a ele, e na medida em que dava mais carinho ao pai, também o recebia; o que também aconteceu com a mãe: na segunda gravidez vivenciou menos sofrimento do que na primeira, transmitindo mais presença, atenção e carinho para a filha mais nova; o que provocou certo sentimento de rejeição e grande necessidade da afeição dos pais. O que pode ser evidenciado nos ciúmes da irmã, com a qual discute muito desde pequena e na revolta com os pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com