TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação E Percepcao

Casos: Sensação E Percepcao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  3.559 Palavras (15 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 15

Instituto Superior Politécnico Internacional

De Angola (ISIA)

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Psicologia Geral

Tema:

Sensação e Percepção

Índice

Introdução

Desenvolvimento

Conceito

1.1 – A sensação

1.1.1 – Principais sensações do corpo

1.1.1. Sensações Visuais

1.1.2. Sensações auditivas

1.1.3. Sensações olfactivas

1.1.4. Sensações gustativas

1.1.5. Sensações Tactivas

1.1.6. Sensações Espaciais

1.2 – A percepção

1.1. O estudo da percepção

1.2. Percepção e realidade

1.3. Factores que influenciam a percepção

1.3.1.1. Factores externos

1.3.1.2. Factores internos

1.3.1.3. Princípios da percepção

1.4. Tipos de Percepção

1.4.1.1. Percepção visual

1.4.1.2. Percepção auditiva

1.4.1.3. Percepção olfactiva

1.4.1.4. Percepção gustativa

1.4.1.5. Percepção táctil

1.4.1.6. Percepção temporal

1.4.1.7. Percepção espacial

2. Conclusão

3. Bibliografia

Introdução

Com o tema proposto é muito comum, nos referirmos aos conhecidos e tradicionais cinco sentidos, visão, tacto, audição, paladar e olfacto, como os nossos únicos sentidos, entretanto apesar de estes serem habitualmente definidos como básicos ou primários, nenhum deles é por si só totalmente independente

Em nossa linha argumentista, existem ainda ao nosso modo pessoal de ver, varias outras sensações, também passíveis de receberem a nomenclatura de básicas ou primarias sem necessariamente o serem quando efectuamos alguma análise simplista deste assunto.

Seriam elas: Calor, medo, frio, gravitação, dor, aceleração, alegria, paixão, ódio e etc. No fundo, cada uma dessas impressões sensoriais, acaba sendo um mix de complexos sentidos e sub-sentidos específicos, ficando difícil de identificar alguns desses sem sofrer interferência de outros, por isso não os preferimos definir como sentidos primários, e simplesmente Sensações e Percepções.

Sensação

A sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um influxo nervoso (corrente eléctrica que percorre os nossos nervos) desde o órgão sensorial até aos centros de descodificação. Realiza-se pela acção de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para o receber. Assim, por exemplo, os olhos recebem estímulos luminosos, os ouvidos estímulos sonoros, também é reacção física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc.

Os nossos sensores são, os órgãos dos sentidos que recebem e transmitem mensagens bioquímicas sob a forma de influxo nervoso que após serem descodificadas e interpretadas nos centros nervosos de conexão (medula espinal e encéfalo), desencadeiam uma resposta motora ou glandular. Com o efeito, a sensação consiste numa espécie de apresentação isolada das qualidades dos objectivos constituído a base da percepção, se bem que não se possa isolar dela.

Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado imediato da consciência: a sensação só se apresenta ao nosso espírito sob uma forma mais complexa, a forma de percepção. Apenas podemos falar de sensações nas percepções se as considerarmos em si mesmas, sem considerar o que significam.

As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfactivas.

Sensações Visuais é o órgão sensorial que controla as nossas sensações visuais é o olho.

Quando os nossos olhos captam raios de luz a imagem que está no nosso horizonte é nítida na retina, de seguida a lente está logo atrás da pupila, dobra e foca a imagem que é depois enviada para a parte de trás do olho! A parte de trás do olho está formada por milhares de células. Esse forro chama-se retina, que regista a imagem e envia sinais ao cérebro via nervo óptico. Na retina há duas espécies de células sensíveis à luz, estas são os bastonetes e os cones. Alguns cones são sensíveis á luz vermelha, outros á verde e outros á cor azul. Depois de enviada a imagem ao cérebro, este a põe na posição correcta e identifica o que estamos a ver.

Sensações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com