TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço SoCial

Trabalho Universitário: Serviço SoCial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamento histórico e teórico - metodológicos do Serviço Social II – Etapa 3 – Passo 3 e 4.

Reconceituação do Serviço Social Formulações e Diagnósticas

A reconceituação foi um movimento que aconteceu nos países latinos americanos e atribui-se a uma crise ao positivismo e ao funcionalismo onde aconteceram grandes debates entre ideologias e oposições sociais onde as discussões foram debatidas buscando até então uma forma de resolver as necessidades humanas.

O movimento de reconceituação tem como por característica, para algumas pessoas, ser um meio de ruptura de um modelo dominante na formulação teórica e prática do serviço social e na construção de um paradigma argumentador e analítico da ordem dominante. O ano de 1970 foi um período bem complexo, pois não havia uma concordância ao se conceituar o "novo" serviço social.

O movimento veio defender uma compreensão profunda e social que buscava a participação da base social, o qual o assistente desta área obtinha uma nova identidade com ações voltada as classes trabalhadoras, onde, em 1967 no nordeste, ocorreu à primeira, de várias, manifestações grupal de critica ao serviço social. Toda essa mobilização profundamente influenciara busca de propostas que ficaram detidas pelo desenvolvimentismo, pela dimensão do ajuste e da apropriação.

Não basta apenas opor-se o "novo" ao "velho" no serviço social, pois a reconceituação é muito simples, como se houvesse ocorrido apenas uma modernização, porque trouxe eficiência e efetividade à atividade profissional.

Ainda hoje se tem a necessidade de articulação, de maneira mais profunda, uma ação de mudança das relações sociais que seja analítica ao contexto e se ligue ao processo de resistência à ordem dominante, promovendo a democracia e a cidadania produzindo análises para que a própria reconceituação seja questionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com