TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Exames: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  216 Visualizações

No Brasil e no mundo humilhação social é um problema político e também psicológico, pois os dois fatores contribuem para situações de constrangimento que cidadãos trabalhadores passam em sua vida cotidiana.

Dando espaço para a ditadura do poder e o poder público não consegue dar conta de todas as situações levando os indivíduos a lutarem para garantir seus direitos essenciais que conduz ao poder do dinheiro.

A humilhação não parte apenas dos “mais favorecidos”. A humilhação Social é produto da historia da desigualdade de classes. 

Uma sociedade em que todos se unem em ajudar o próximo seria o ideal de uma sociedade igualitária onde se promove o bem estar de todos com a valorização do respeito.

"A humilhação social corresponde a um caso particularmente doloroso de angústia: um afeto mórbido derivado da exposição do homem pobre a mensagens de inferioridade social.

e humilhação também significa “rebaixamento”

humilhação social atinge de tal forma determinados grupos e classes que pode ser considerada como traumática

Se a humilhação é social e política demanda uma ação coletiva. Por sua vez, a

ação coletiva implica o reconhecimento no e pelo outro que também sofre com a

humilhação, aqueles com os quais podemos agir e pensar juntos, abrindo o caminho

para a elaboração psíquica.

A humilhação social conhece, em seu mecanismo, determinações econômicas e inconscientes. Deveremos propô-la como uma modalidade de angústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes.1 Como tal, trata-se de um fenômeno ao mesmo tempo psicológico e político.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com