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Serviços sociais

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Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

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O Movimento de Reconceituação foi um movimento que aconteceunos paises latinos americanos (Chile, Argentina, Peru e Uruguai), segundo Faleiros(1981), consistiu em um movimento de crítica ao positivismo e ao funcionalismo e afundamentação da visão marxista na história e estrutura do Serviço Social

Seu significado está no rompimento com o conservadorismo que era inerente a profissão até este fato. Com o movimento de reconceituação, como disse a amiga acima, o Serviço Social rompeu os laços com a Igreja e se tornou uma profissão laica, do ponto de vista operacional e técnico e a profissão passou a ter não mais aquela nuance de moças benfeitoras, mas de um profissional capacitado inserido na divisão sócio-técnica do trabalho, portando disvinculan-se as idéias de Assistencia e Assistencialismo.

Este processo deu-se devivo a emergência de legitimação da profissão e mudanças sócio-históricas, então conclui-se que este Movimento redirecionu o Serviço Social ideologicamente falando e trouxe uma nova roupagem, que tem na tradição marxista seu alicerce. -Rompimento com as teorias positivistas, empiristas e funcionalistas que fundamentavam a profissão, pelo motivos de darem ênfase a uma sociedade organizada de funções e papeis mantidos, para que não houvesse uma disfunção nesta organização.

-Rompimento com o assistencialismo, com a intervenção conservadora e tradicional de casos, grupos e comunidades, onde se estudava casos isolados e não se analisava a sociedade em sua totalidade.

-Rompimento com o conservadorismo católico.

-Introdução dos pensamentos marxianos, que analisavam a sociedade a partir das lutas de classes, a favor das classes dominadas.

-Os eventos, movimentos sociais da época foram importantes para essa reconceituação da profissão, em relação a sua O filme Carandiru ostenta cenas nas quais se percebe que os vilões (os presos), são os mais inocentes.Ali na prisão há criminosos, pedófilos, assassinos, traficantes. Existe sempre um motivo para estar ali. Na verdade, o interessante é o paradoxo enorme que se pode notar em uma parte do filme A revolta dos presos contra "mastigados e enlatados" é vista como rebeldia pelos policiais. Eles eram presidiários, porém nunca deixaram de ser pessoas.Tiveram sempre uma vida miserável e estando ali trancados naquele presídio, não era de se assustar ao surgimento de uma rebelião.O absurdo foi o desarmamento dos presos e o sucessivo extermínio daqueles que estavam fora de suas celas. Pelo que diz a lei, matar é crime.Incontestantemente, os presos, naquele momento eram vítimas e os policiais, os únicos vilões. Hesitamos então em o que faziam aqueles vilões com o bem chamado liberdade. A justiça foi muito dissonante diante dos fatos ocorridos.Incredulamente aceitável, mas convictamente dizendo, é interessante a vergonha que a nós se desfere quando vemos que dois animais de espécies diferentes podem se entender entre si, enquanto nós humanos, apenas procuramos mais e mais motivos para rotular as outras pessoas, descriminando muitas delas. Queremos ser superiores aos demais.Extremamente complexo é ver casos em que os que merecem justiça, acabam sendo injustiçados. Talvez não só no Brasil, mas de justos injustos o mundo está cheio.Tudo está ligado

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