TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexualidade em idosos

Tese: Sexualidade em idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

A Sexualidade Na Terceira Idade

A atividade sexual representa menos de 1% dos ataques cardíacos na terceira idade e os que estão relacionados com sexo provêm de casos de infidelidade, quando os níveis de stress e de adrenalina atingem o máximo.

A sexualidade na terceira idade é assim um tema delicado para ser discutido com pais idosos ou com outras pessoas reformadas, uma vez que a sociedade atual tende a desvalorizar e a menosprezar a vida sexual das pessoas mais idosas. Este exemplo está presente no cinema e na televisão, onde o homem mais velho é uma personagem cómica que fantasia e persegue uma jovem rapariga, ao passo que a mulher mais idosa vive uma paixão avassaladora com uma pessoa mais jovem e sem rugas.

O sexo não é apenas uma atividade para os mais jovens. De acordo com estudos recentes, quase metade das pessoas com mais de 65 anos de idade mantêm relações sexuais com os seus parceiros pelo menos uma vez por mês. Além do mais, o sexo pode melhorar com a idade, pois, segundo os especialistas, a quantidade dá lugar à qualidade.

Envelhecimento Vs Sexo

A ideia de que as pessoas perdem as suas habilidades sexuais à medida que o corpo envelhece é pura ilusão. Com o envelhecimento, tanto os homens como as mulheres sofrem alterações ao nível da excitação e da atividade sexual e o sexo, assim como várias outras atividades, torna-se menos necessário com o passar dos anos, apesar do prazer e da satisfação serem os mesmos.

É de realçar que a maioria dos casais mais idosos não se encontram em clima de romance constante como quando eram jovens e não dedicam tanto tempo aos preliminares e à troca de carícias, o que prejudica a excitação.

A Saúde Sexual Dos Homens

Atualmente, muitos homens sofrem de disfunção erétil, uma incapacidade sexual peniana e a prova disso mesmo é a quantidade de anúncios publicitários dedicados ao tema que passa na televisão, especialmente quando são emitidos programas desportivos.

Os homens seniores precisam de aguardar mais tempo para conseguirem uma ereção e esta, geralmente, não é tão rígida e vigorosa como quando eram mais jovens. Por outro lado, a segunda ereção é uma hipótese que demora ainda mais tempo a concretizar-se.

A Saúde Sexual Das Mulheres

As mulheres idosas também precisam de mais tempo para ficarem excitadas e, devido à menopausa, as mudanças que ocorrem nos órgãos reprodutores podem, por vezes, tornar o sexo doloroso. Estas alterações incluem uma determinada secura vaginal e uma capacidade reduzida de elasticidade da vagina.

De certa forma, a menopausa representa uma montanha russa de emoções e flutuações hormonais, o que pode conduzir à queda do desejo sexual nas mulheres. Quando o corpo deixa de produzir estrogénio, as mulheres sofrem ondas de calor, dores de cabeça e fadiga, entre outros sintomas, o que a deixa sem vontade de ter relações sexuais.

Em ambos os sexos, o segredo para uma libido ativa é a testosterona, que tem tendência a diminuir com o passar do tempo nos homens e com a menopausa nas mulheres. À medida que os níveis desta hormona vão descendo, as alterações de humor e a diminuição da excitação e de energia sucedem-se, tanto nos homens como nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com