TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sicologia Social

Trabalho Universitário: Sicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.619 Palavras (15 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO 

Ao apresentar uma perspectiva inovadora e contemporânea sobre assuntos de gosto amargos como: A violência policial tráfico de drogas nas comunidades e a corrupção das instituições do Estado. A representação dos modos como a instituição policial brasileira; a policia carioca aborda e se relaciona com a população marginalizada, com os usuários de drogas, e os criminosos envolvidos com o trafico nas comunidades da cidade do Rio de Janeiro. O cinema brasileiro nos últimos anos levanta questões sobre o modo como é mostrado à realidade social e cultural brasileira. Tratando-se de filme que mostram e discutem instituições, como aconteceu em Tropa de Elite Brasil 2007, uma obra de ficção criada com base no livro Elite da Tropa, por sua vez, ficção e fatos verídicos se misturam e dialogam com as instituições representadas, as ações mostradas no filme, a Policia Militar do Rio de Janeiro e o Bope, tem respaldo ou não naquilo a que se propôs quando de sua criação e em seu regulamento numa analise minuciosa, e ainda se representa negativa ou positiva a instituição em foco. O personagem representado por Capitão Nascimento traz consigo realidade familiarizada direta na cidade ou região em que vive, ou indiretamente apresentadas por meio da mídia, em maior ou menor grau. Em Tropa de Elite, na visão particular do personagem principal, O capitão Nascimento que conduz o filme e que por meio de sua narração é fato decisivo para os sentidos que o filme promove. 

2. ANALISE DO FILME TROPA DE ELITE 

O filme tropa de elite é uma obra que descreve fatos que acontece na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, apresenta diversos relatos como tipo de corrupção dentro do nosso dia a dia. O filme faz uma crítica à corrupção da policia, mostra a hipocrisia da classe média e alta que são desempenhados por estudante universitários, que criticam a violência policial. O enredo do filme demonstra que não esta longe da realidade da sociedade carioca, estes mesmos estudantes fazem o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis no ambiente da própria universidade, e assim beneficia a violência e a corrupção urbana, em que envolvem ações sociais que visam a minimizar problemas sociais como a marginalidade e a criminalidade. E assim a corrupção emperra no meio da nossa sociedade através do poder publico, que em vez de proteger faz parte de um esquema sórdido entre os poderes executivo e legislativo da nossa sociedade corrupta, que se utiliza de meios proibidos pela lei para coagir e obter lucros das classes menos beneficiada. Relata no filme a dura vida dos policiais do Bope, e a podridão que é o sistema policial na cidade maravilhosa, e analisando a lamentável realidade da cidade carioca, onde toda a organização funciona para se propagar, incluindo policiais corruptos, traficantes, políticos e usuários de drogas da classe media e alta. 

A tropa de elite do Policia Militar do Rio é tratada como um pequeno grupo blindado contra a corrupção que consumiu o restante da policia, o sentimento de honra de seus integrantes não contribui com a dotação de praticas incorreta no extermínio do crime organizado, crime que destrói nossa cultura e a moral, através da corrupção e o abandono de politicas sociais que funciona para melhoria de qualidade e dignidade de vida das classes excluídas da nossa sociedade. A realidade do Bope é guerra e o Rio de Janeiro vive a situação nas comunidades, que é uma verdadeira guerra civil entre policiais e traficantes com total ausência do império das leis de segurança publica que funciona quando os poderes legislativos e executivos querem tirar aproveito desta situação esquecendo-se dos direitos de cada cidadão a sua verdadeira cidadania. 

As instituições policiais, não só do Estado do Rio de Janeiro, mas também em outros Estados, tem em seu quadro de profissionais, policiais honestos, em honra a memória daqueles que sonham com uma pátria mais honesta e digna para nossa sociedade tão sofrida pelo descaso de nossas autoridades. 

3. CONCEITO DA CULTURA E MANIFESTAÇÃO CULTURAIS 

A cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais coerente a definiçao genérica formulada segundo a qual cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento. As crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adguiridos pelo homem como menbro da sociedade. 

As cenas iniciais já exibem tom de guerra que percorerá o filme, a começar pela opção de dois hinos, cada qual representado sua facção no combate. Primeiramente, um baile funk com jovens fortemente armados, ao som de Raps das armas: 

“Morro do Dendê é ruim de invadir, nóis com os alemão, vâmo se divertir. Porque no Dênde eu vô dizer como é que é aqui não tem mole nem pre DRE pra subir no morro até o BOPE treme não tem mole pro exercito civil nem pra PM”. 

A narração do capitão nascimento começa justificando a violência policial que está por vir, sob o argumento de que há uma querra instaurada. Aos olhos do espectador é revela uma nogociata entre traficante e policiais corruptos. Na sequência, um tiro é disparado contra um traficante. Logo em seguida, o BOPE interronpe em cena e, junto com batalhão, aflui outra música da trilha sonora, Tropa de Elite, como se rivalizasse com Rap das Armas; 

“ Tropa de Elite, osso duro de roer pega um pega geral, também vai pegar você. Tropa de Elite, osso duro de roer Pega um, pega geral, também vai pegar você.” 

Em Roma na lingua latina, seu antepassado etimiológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinado contexto), como empregado por varão, por exemplo. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística ou técnicas da humanidade, como a música erudita européia, cultura se aproxima mais desta definição. As manifestação culturais relatadas no filme são as diferenças sociais entre políticos corruptos que se aproveitam da classe menos favorecida, para obterem lucros sobre elas de forma abusiva e desumana. Por ter sido fortemente associada ao conseito de civilização no seculo XXIII, a cultura muitas das vezes se confunde com noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamento de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na frança e na inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. Ela possibilitou o surgimento da dicomia eventualmente, hierarquização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com