TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintomas do estresse relacionado ao trabalho

Projeto de pesquisa: Sintomas do estresse relacionado ao trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

O termo que hoje esta muito abordado sobre o stress em relação a saúde é uma das doenças que afeta a maioria das pessoas deixando as o seu emocional perturbado para provar isto foi feito uma pesquisa na área da estética para avaliar o que acontecia.As pessoas sofrem de stress quando sentem que há um desequilíbrio entre as solicitações que lhes são feitas e os recursos de que dispõem para responder a essas solicitações.

Desenvolvimento:

O stress foi considerado um mal do século no ano de 1992, como uma das doenças preocupante ao resultado desastrosos, sendo assim o principal motivo de consultas médicas e um mal produtividade no trabalho hoje.Embora seja psicológico, o stress afeta a saúde física do indivíduo. Entre os fatores de risco mais comuns do stress relacionado com o trabalho contam-se a falta de controlo sobre o trabalho, solicitações inadequadas e falta de apoio por parte dos colegas e das chefias.

O stress é provocado por um desajustamento entre nós e o trabalho, por problemas de relacionamento, pela presença de violência psicológica ou física no local de trabalho ou ainda pela existência de conflitos entre o nosso papel no trabalho e fora dele.Pois existe também dois tipos de stress mais conhecidos como positivo que é tudo onde predomina a emoção quando esta alegre você acaba ficando com a sua saúde harmoniosa assim o sentimento de prazer e confiança.E o negativo você acaba ficando com o medo triste com raiva e os funcionamento mental se tornando confuso e com sua saúde e os músculos com dor.E isto que a acontece quando o desprazer e a insegurança acaba ocorrendo muitos acidente em vários lugares acabando com sua própria vida.

Entre os fatores de risco mais comuns do stress relacionado com o trabalho contam-se a falta de controlo sobre o trabalho, solicitações inadequadas e falta de apoio por parte dos colegas e das chefias.

O stress é provocado por um desajustamento entre nós e o trabalho, por problemas de relacionamento, pela presença de violência psicológica ou física no local de trabalho ou ainda pela existência de conflitos entre o nosso papel no trabalho e fora dele.

Cada indivíduo reage de forma diferente às mesmas circunstâncias. Umas pessoas reagem melhor do que outras à pressão de muitas solicitações. O que conta é a avaliação subjetiva que cada indivíduo faz da sua situação, não sendo possível determinar com base exclusivamente na situação o stress que esta pode provocar.

O stress é provocado por um desajustamento entre nós e o trabalho, por problemas de relacionamento, pela presença de violência psicológica ou física no local de trabalho ou ainda pela existência de conflitos entre o nosso papel no trabalho e fora dele.

Sintomas de estresse relacionado com o trabalho

O estresse pode alterar a forma como uma pessoa sente, pensa e se comporta. Entre os sintomas de stress contam-se:

Ao nível da organização:

 absentismo, elevada rotatividade do pessoal, em cumprimento de horários, problemas disciplinares, assédio, produtividade reduzida, acidentes, erros e agravamento dos custos de compensação ou de saúde.

Ao nível individual:

 reações emocionais (irritabilidade, ansiedade, perturbações do sono, depressão, hipocondria, alienação, esgotamento, problemas ao nível das relações familiares);

 reações cognitivas (dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão);

 reações comportamentais (abuso de drogas, álcool e tabaco; comportamento destrutivo) e

 reações fisiológicas (perturbações lombares, difícil imunitário, úlceras pépticas, problemas cardíacos, hipertensão).

OS DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSE

Diagnosticar e lidar com o estresse pode ser muito complicado e confuso porque existem diferentes tipos de estresses - agudo, episódico e crônico. Cada um tem próprias características, sintomas, duração e abordagens para o tratamento.

ESTRESSE AGUDO

O estresse agudo é o tipo mais comum. Pode envolver "coisas" do passado recente, as demandas antecipadas e as pressões do futuro imediato. O estresse agudo é estimulante e excitante em pequenas doses, mas em exagero é exaustivo. Passear de bicicleta é um bom exemplo, mas se for além de seus limites de velocidade pode significar quedas e ossos quebrados. Quando se força a barra, o estresse agudo pode levar ao "distresse psicológico" e, como conseqüência, ao aparecimento de dores de cabeça tencionais, distúrbios estomacais e outros sintomas.

Felizmente, os sintomas do estresse agudo são reconhecidos por muitas pessoas. Podemos listar situações estressantes do dia-a-dia como acidentes auto-provocados, perda de contratos importantes, perda de uma venda importante, trabalho em excesso, problemas dos filhos na escola e assim por diante.

O estresse agudo não leva a danos físicos extensivos como os causados pelo estresse de longo prazo. Os sintomas mais comuns são:

• Estresse emocional - combinação de irritabilidade, ansiedade e depressão, que são as três emoções mais estressantes.

• Problemas musculares incluindo dores de cabeça tencionais, nas costas, na mandíbula e tensão muscular, levando a pressão para os tendões e ligamentos.

• Problemas estomacais e intestinais como acidez estomacal, flatulência, diarréia, constipação e síndrome do intestino irritável.

• Pode levar à pressão arterial alta, taquicardia, mãos molhadas, palpitação cardíaca, zumbido nos ouvidos, enxaqueca, mãos e pés frios e dores torácicas.

ESTRESSE AGUDO EPISÓDICO

As pessoas que sofrem estresse agudo com freqüência vivem no caos e nas crises. Vivem correndo mas sempre chegam atrasadas. E nada dá certo para elas. São as imprescindíveis: acabam tomando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com