TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Articolar

Monografias: Sistema Articolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2012  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema Articular

Articulação é conexão entre peças esqueléticas(cartilagens ou ossos).Essas uniões alem de colocar as partes do esqueleto em contato também permitem que o crescimento ósseo ocorra.E,também permitem os movimentos do corpo em resposta a contração muscular.

As articulações possuem certos aspectos estruturais em comum que as classificam em três grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinovias. Essa divisão tem por base o critério da natureza do elemento que se interpõe aos ossos que se articulam.

ARTICULAÇÕES FIBROSAS.

As articulações fibrosas são as que se interpõe aos ossos que articulam é o tecido conjuntivo fibroso são as chamadas fibrosas(ou também sinatroses).Entre as fibrosas existem 3 subtipos:sutura,sindesmose e gonfose.

. As suturas,são encontradas somente nos ossos do crânio,são formadas por varias camadas fibrosas.A maneira pela qual os ossos articulados entram em contato e variável,podendo ser suturas planas ou suturas escamosas,e suturas serreadas.No crânio,a articulação entre os parietais é sutura dentada, entre as nasais e sutura plana,e entre o parietal eo temporal escamosa.

No crânio de um feto recém nascido onde a ossificação é incompleta, a quantidade de tecido fibroso é muito maior, explicando assim a separação entre os ossos e sua mobilidade.Já em idade mais avançada pode vir a ocorrer a sinostose ou a ossificação do tecido interposto,fazendo assim que as suturas desapareçam pouco a pouco,e com elas a elasticidade do crânio.

. Nas sindesmoses os ossos são unidos por uma faixa de tecido fibroso, relativamente longo,formando uma membrana interossea ou um ligamento interosseo.

. Gonfose é a articulação entre os dentes e seus receptáculos, a tecido fibroso segura firmemente o dente no seu alvéolo.

ARTICULACÕES CARTILAGINOSAS

Nas articulações cartilaginosas a cartilagem é o tecido que se interpõe.Quando se fala em cartilagem hialina temos as sincondroses que são raras temos um exemplo a sincondrose esfeno-occipital que fica na base do crânio. E sínfises onde a cartilagem é fibrosa, um exemplo de sínfises é a união do plano mediano,entre as porções púbicas dos ossos das vértebras do quadril.Em ambas a mobilidade é reduzida

ARTICULAÇÕES SINOVIAIS

Para ter mobilidade é exigido um livre deslizamento de um osso com outro ,o que se torna impossível quando ela esta em um meio fibroso ou cartilaginoso.O elemento que se interpõe para as articulações é um liquido chamado liquido sinovial ou sinovias.

Alem desde liquido essas articulações apresentam três outras características fundamentais que são:cápsula articular,cavidade articular,cartilagem articular.

. a cartilagem articular é a porção do osso que não foi invadida pela ossificação ,em virtude disso se apresentam de cor esbranquiçadas, lisas e polidas.A cartilagem articular não possui inervação.sua nutrição nas áreas mais centrais é precária ,o que em caso de lesões a regeneração é mais lenta e difícil .

. a cápsula articular é uma membrana que envolve a articulação sinovial.A mesma se apresenta em duas camadas a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna).Sendo a primeira mais resistente e podendo estar sendo reforçada em alguns pontos por ligamentos.Em algumas ligações sinovias,existem ligamento independentes da cápsula articular,como no joelho.

. a cavidade articular e o espaço existente entre as superfícies articulares,preenchido com o liquido sinovial

Cápsula articular e ligamentos tem por finalidade manter a união dos ossos ,e também impedem p movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.

A membrana sinovial é a mais interna das camadas da cápsula articular.É muito inervada e vascularizada,sendo encarregada da produção do liquido sinovial,o qual sua consistência é similar a de a clara de um ovo sua função é de nutrir e lubrificar as cartilagens articulares ,o volume desde liquido em uma articulação é mínimo,somente o necessário para revestir as superfícies.

Alem desta características que são básicas nas articulações sinoviais,em muitas encontraremos formações fibrocartiligenas,interpostas as superfícies articulares ,os discos e meniscos.meniscos com sua forma de meia lua,são encontrados no joelho.discos são encontrados nas articulações esterno clavicular e temporomandibular.

MOVIMENTO DAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS

As articulações fibrosas e cartilagineas tem um mínimo grau de mobilidade.Assim a verdadeira mobilidade articular é dada pelas articulações sinoviais.Este movimentos ocorrem obrigatoriamente em torno de um eixo, o eixo de movimento.A direção desde eixo é Antero –posterior,latero-lateral e longitudinal.O movimento é feito obedecendo uma regra ,a qual o movimento e perpendicular ao plano no qual se realiza o movimento em questão.Os movimentos executados pelos segmentos do corpo recebem nomes específicos os quais serão definidos abaixo:

. flexão e extensão são movimentos angulares.Quando ocorre a diminuição do ângulo designa-se flexão;quando ocorre aumento realizou-se extensão exceto para o pé,,neste caso usa-se extensão do pé.Os movimento são definidos como flexão dorsal e flexão plantar do pé.

. adução e abdução são movimentos nos quais o segmento é deslocado em direção oposta ou ao plano mediano (afastando-se dele),os movimentos de abdução e adução desenvolvem-se em plano frontal e seu eixo de movimento e antero-posterior

. rotação que é o movimento que gira em torno de um eixo longitudinal.assim nos membros ,pode-se reconhecer uma rotação medial.quando a face anterior gira em direção ao plano mediano do corpo e uma rotação lateral,no movimento oposto, a rotação e feita em plano horizontal eo eixo do movimento e perpendicular esse plano e vertical

. Circundução é o resultado do movimento que inclui.adução.abdução,extensão,flexão,e rotação. A extremidade distal do segmento desse tipo de movimento

Descreve um circulo, eo corpo do segmento um cone,cuja vértice é representado pela articulação que se movimenta.

CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DAS ARTICULACOESC SINOVIAIS

O movimento das articulações depende da forma que as superfícies entram em contanto e dos meios de união

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com