TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sniffy Condicionamento Classico Trabalhos

Por:   •  22/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  2.687 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PITÁGORAS UBERLÂNDIA

PSICOLOGIA 4º PERÍODO

RELATÓRIO À ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO - SNIFFY

Graciele Martins Lúcio

Michelly Cristina Oliveira Rocha

Profª. Cleyciane Alves Faria

UBERLÂNDIA, NOVEMBRO

2014

Graciele Martins Lúcio

Michelly Cristina Oliveira Rocha

RELATÓRIO À ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO - SNIFFY

Projeto de pesquisa como disciplina obrigatória elaborado junto à professora Cleyciane Alves Faria da disciplina Análise Experimental do Comportamento para obtenção de nota da Faculdade Pitágoras de Uberlândia.

UBERLÂNDIA, NOVEMBRO

2014

SUMÁRIO

RESUMO        

1        INTRODUÇÃO        

2        MÉTODO        

2.1        Sujeito        

2.2        Instrumentos        

2.3        Procedimentos        

3        RESULTADO        

4        DISCUSSÃO E CONCLUSÃO        

4.1        Discussão        

4.1.1        Conclusão        

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


RESUMO

A aprendizagem é um processo que estabelece comportamentos através das interações com o ambiente. Das várias perspectivas teóricas que estudam o comportamento humano, dentre as quais se destaca o Behaviorismo. Esta abordagem teve como propulsor B. F Skinner que procurou explicar como funciona o comportamento humano e de animais através da observação. A análise do comportamento animal do condicionamento operante, como um indivíduo “opera” sobre o meio, basicamente na relação entre estímulo do ambiente onde está inserido e a resposta emitida por ele. O objetivo deste estudo é reforçar um comportamento de pressão sobre uma barra, CRF = continuous reinforcement (reforçamento contínuo). CRF é um esquema de reforçamento em que todas as respostas-alvo são reforçadas, ou seja, para cada comportamento de pressionar a barra há a apresentação do reforço. Após o animal ter adquirido os comportamentos desejados, foi submetido à extinção, razão fixa e razão variável.

Palavras-chave: Sniffy, continuous reinforcement, extinção, caixa de Skinner, Rato.


  1. INTRODUÇÃO        

Análise Experimental do Comportamento, o braço empírico ou campo de estudos no qual se testam e se comprovam hipóteses sobre as condições nas quais o comportamento ocorre, utilizando-se de circunstâncias experimentais controladas, em que se manipulam variáveis independentes (mudanças no ambiente) e observam-se os efeitos sobre as variáveis dependentes (mudanças no comportamento).  (O que é análise do comportamento – Giovanni Gaeta)

Por conta, do processo evolutivo, têm-se hoje modernos laboratórios virtuais que com seus programas possibilitam uma análise do comportamento, evitando assim, o uso de animais vivos. Para realização desse trabalho foi utilizado o programa virtual Sniffy Pro
    Para o estudo do comportamento são necessários alguns procedimentos que são chamados de “operações experimentais”, tais operações consistem que o experimentador faz, arranja ou programa, os processos são as mudanças que resultam no comportamento como operações básicas têm-se a observação do comportamento, a apresentação de estímulos, programação de consequências para as respostas, a sinalização de estímulos, a sinalização de consequências e o estabelecimento da efetividade das consequências.
    O experimento baseia-se no programa virtual Sniffy Pro – o Rato Virtual – que serve de recurso didático e como ferramenta para o desenvolvimento de novos conhecimentos. O Sniffy Pro proporciona o acesso dos estudantes ao estudo dos condicionamentos operante e clássico que são aplicados dentro de algumas disciplinas do curso de psicologia.

  1. MÉTODO

O Método utilizado para a realização é o Experimental, através da observação direta, pois baseia-se no método científico comum à maioria das ciências. É defendido pelo Behaviorismo e utilizado por outras correntes de psicologia. O seu objetivo é permitir conhecimentos sobre comportamentos comuns a um sujeito ou grupo determinado. Tendo como fases do método a hipótese prévia, onde o estabelecimento de uma relação causa-efeito explicativa de uma situação. Pretende relacionar a presença de um fato (situação) com a modificação de outro (comportamento).

  1. Sujeito

 

Para a realização deste trabalho foi utilizado o software Sniffy Pro– O rato virtual. cujo programa simula as ações de um rato dentro de uma gaiola que imita a estrutura da Caixa de Skinner (caixa de condicionamento operante.O trabalho realizado no laboratório foi composto por dois integrantes, os quais desenvolveram a experiência de forma que fossem atribuídas diferentes tarefas a cada um, como de controlar o rato, anotar os resultados nas fichas de registro de Nível Operante (NO) e Reforçamento Contínuo (CRF), na qual após realizados os experimentos de observação no período de quinze minutos, foi calculada a frequência total de cada resposta e comparando as taxas dos comportamentos obtidos em NO e CRF e um gráfico de frequência acumulada com as respostas de pressão à barra (CRF).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com