TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO CIENTÍFICO: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO DO SNIFFY, O RATO VIRTUAL

Por:   •  5/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

PABLO CÉSAR (G305CA6)

  IZABELA

RELATÓRIO CIENTÍFICO: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO DO SNIFFY, O RATO VIRTUAL

GOIÂNIA

MARÇO DE 2022

PABLO CÉSAR E IZABELA

RELATÓRIO CIENTÍFICO: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO DO SNIFFY, O RATO VIRTUAL

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Análise Experimental do Comportamento, ministrada pela Professora Mariana.

GOIÂNIA

MARÇO DE 2022

RESUMO

O objetivo do presente relatório é condicionar o Sniffy, que é um rato virtual que atua dentro de um programa desenvolvido para simular uma caixa de Skinner. E através dos condicionamentos de nível operante e reforço continuo, produzir uma análise comparativa entre os processos e seus resultados.

Palavras-chaves: Sniffy, condicionamento operante, reforço continuo.

INTRODUÇÃO

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), norte-americano, seguidor do Behaviorismo de J.B Watson, foi o criador do behaviorismo radical. Skinner baseou-se no estudo e criação do comportamento operante, sendo este focado no comportamento dos seres vivos, que age sobre o ambiente e produz consequências que alteram a probabilidade de que, futuramente ocorra a mesma coisa. A fim de testar suas ideias, Skinner conduziu vários estudos envolvendo ratos de laboratório e pombos em um tipo de gaiola que passou a ser conhecida como Gaiola de Skinner ou Câmara Operante.

Segundo os livros clássicos comportamento operante é uma resposta emitida pelo organismo que produz alteração no meio ambiente. (Raymond G. Miltenberger)

Reforço é o processo pelo qual um comportamento é fortalecido pela consequência imediata que acompanha a probabilidade de sua ocorrência. (Raymond G. Miltenberger)

Modelagem é o ato de ensinar novas comportamentos operantes pelo reforço sucessivas a certo comportamento. (Raymond G. Miltenberger)

Extinção é um processo que enfraquece o comportamento operante até que ele pare de ocorrer no futuro. (Raymond G. Miltenberger)

Treino discriminativo é colocar um comportamento sob um estímulo ex: tocar o sino e o cachorro salivar. (Raymond G. Miltenberger)

Esquemas de reforço intermitente é quando nem todas as ocorrências da resposta são reforçadas. (Raymond G. Miltenberger)

O objetivo geral é verificar os efeitos da manipulação da variação ambiental sobre o comportamento de pressionar a barra de um rato em ambiente virtual.

Objetivo específico:

1- Levantar os comportamentos em nível operante emitidos pelo rato virtual. 2- Estabelecer o comportamento de pressionar a barra ao repertório do sujeito experimental.

1 METODOLOGIA

1.1 Sujeito:

No experimento foi utilizado pelo grupo o Sniffy, um rato virtual.

1.2 Ambiente, materiais e instrumentos utilizados:

Ambiente: Um programa chamado Sniffy Pro, que simula um rato dentro de uma caixa de Skinner virtual.

Materiais: Cronômetro, manual de uso do programa e canetas e computador.

Instrumentos: Folhas de registro de nível operante e reforçamento continuo.

1.3 PROCEDIMENTOS

Primeira sessão - 08 de Março de 2022.

Inicialmente o programa Sniffy Pro foi aberto e com o manual de instruções do mesmo, foi configurado para que pudesse ser iniciado os procedimentos.                 Foi utilizado um celular como cronômetro para identificar quais comportamentos o Sniffy realizava sem que recebesse nenhum estímulo dentro de um minuto (nível operante). Essa análise foi realizada durante um período de 15 minutos, e o foco era identificar apenas os comportamentos de levantar, farejar, se limpar e pressionar a barra. Logo abaixo estão dois gráficos que demonstram os dados obtidos nessa primeira sessão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com