TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Rolimourense De Educação E Cultura Ltda Faculdade De Rolim De Moura

Por:   •  24/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SOCIEDADE ROLIMOURENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

FACULDADE DE ROLIM DE MOURA

Portaria Ministerial nº 2960 de 22 de outubro de 2003- DOU de 23 de outubro de 2003

ELICIANE DA SILVA COSTA

PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II

RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS

ROLIM DE MOURA-RO

2020

[pic 3][pic 4]

SOCIEDADE ROLIMOURENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

FACULDADE DE ROLIM DE MOURA

Portaria Ministerial nº 2960 de 22 de outubro de 2003- DOU de 23 de outubro de 2003

ELICIANE DA SILVA COSTA

PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II

RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS

Relatório apresentado ao curso de Psicologia, da Farol, referente a experimentos realizados, sobre Extinção Parte 1 em laboratório para obtenção parcial de nota, sob orientação da Professora Esp. Michelle Fernanda de Arruda Silva.

ROLIM DE MOURA-RO

2020

INTRODUÇÃO

O experimento de Extinção Parte 1 realizado no dia 13 de outubro de 2020, em prática laboratorial, em aula do curso de psicologia da Faculdade de Rolim de Moura, disciplina Análise Experimental do Comportamento II, com a orientação/supervisão da docente Prof.ª Esp. Michelle Fernanda de Arruda Silva, com início às 13h36min e término às 14h37min.

Moreira e Medeiros (2019), define a extinção operante como um procedimento que gera um processo comportamental, que consiste na diminuição gradual da frequência de ocorrência do comportamento até o seu retorno ao nível operante (que pode ou não ser igual a zero).

Rodrigues e Ribeiro (2007), explicam que após um treino extensivo, os reforçadores passam a fazer parte da situação de estímulo na qual o treino ocorre e, quando a extinção começa, há uma mudança maior na situação de estímulo da condição de CRF para extinção, operação que é realizada na retirada da consequência mantenedora da resposta.

Para eles, Moreira e Medeiros (2019), após um treino extensivo, os reforçadores passam a fazer parte da situação de estímulo na qual o treino ocorre e, quando a extinção começa, há uma mudança maior na situação de estímulo da condição de CRF para extinção. Isso ocorre porque o reforço que é o alimento foi retirado do ambiente, o sujeito experimental não o tem quando pressiona a barra.

Os autores também destacam os efeitos que podem ocorrer no processo de extinção, o primeiro já citado acima, que é o retorno ao nível operante, também há o aumento na frequência da resposta no início do procedimento: durante um procedimento de extinção, antes de a frequência da resposta começar a diminuir, ela pode aumentar abruptamente; outro seria o aumento na variabilidade da topografia da resposta: logo no início do processo de extinção, a forma como o comportamento estava ocorrendo começa a modificar-se; e por último a evocação de respostas emocionais: observarmos respostas emocionais como a de morder a barra.

A Extinção tem como objetivo a retirada do comportamento inserido pelo experimento e voltar o sujeito experimental ao seu nível operante, registrando os comportamentos desse processo. Se a suspensão do reforçamento produz uma diminuição na frequência de um comportamento, é possível concluir que os efeitos do reforçamento em relação à manutenção do comportamento são temporários (MOREIRA E MEDEIROS, 2019).

Empregando estas definições, será possível uma melhor compreensão dos processos realizados com o sujeito experimental e seus comportamentos, bem como será detalhada especificamente neste relatório.

MÉTODO UTILIZADO

O método utilizado para a realização do experimento foi o programa simulador operacional Sniffy Pro 2.0. Realizando os experimentos em computador através desse software, que utiliza um rato virtual. E foi desenvolvido por Greg Wilson, sob a orientação de três psicólogos (Tom Alloway, Jeff Graham e Lester Kramer), na Universidade de Toronto – EUA, em 2000 (et al. ALLOWAY, 2006).

Conforme Manual Sniffy Pro 2.0, o treino de pressionar a barra, ocorre quando uma pelota de alimento e dada cada vez que a barra for pressionada, assim, o reforço simplesmente aumenta a frequência com a qual ocorre a pressão à barra. Para que o rato virtual, associe exatamente a pressão a barra a comida, foi adicionado um som ao mesmo tempo que a barra foi acionada. Transformando o som em reforço secundário, sendo denominado treinamento para uso do comedouro.

O programa, et al. Alloway (2006), disponibiliza a janela da mente que exibe três associações que Sniffy aprenderá com o treinamento: associação som-alimento que está ligado ao som da pelota de alimento quando cai no comedouro, associação barra-som que traz a associação do som a pressão a barra do alimentador e força da ação é a associação de Sniffy entre um padrão de comportamento específico e a obtenção de alimento.

O pesquisadores citam no Manual do programa Sniffy Pro 2.0, que o experimento trata-se da associação barra-som que traz a associação do som a pressão a barra do alimentador, e consequentemente a associação a força da ação, com o intuito que o sujeito experimental obtenha um comportamento específico e o alimento por seus próprios comportamentos, se tratando da técnica de modelagem.

Após a modelagem do rato virtual, outro processo de observação deve ser realizado, o Reforço Contínuo. Mas essa técnica é definida com outro nome no Manual do programa Sniffy Pro 2.0, o Registro Cumulativo traça um registro dos novos comportamentos a partir de sua modelagem, à frequência com que a barra é pressionada.

O manual também traz o experimento de extinção que é definido como o nome técnico para as mudanças de comportamento que ocorrem quando um comportamento previamente reforçado deixa de produzir reforço.

PROCEDIMENTOS

- Ligou-se o computador;

- Abriu-se o arquivo;

- A janela da mente, que mostra a evolução do experimento através de gráfico de barra, confirmando se estava aparecendo;

- Configurou-se o programa Sniffy Pro 2.0 para o experimento de extinção;

- Realizou-se a técnica de extinção parte 1 a partir das 13h36min até às 14h37min, com duração de sessenta minutos;

- Através de registro dos comportamentos da frequência de respostas de pressão a barra (RPB) e as respostas de contato com a barra (CCB);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (270.5 Kb)   docx (190.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com