TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  9/11/2016  •  Resenha  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo de Sociologia

Unidade 1

  • A sociedade é formada por indivíduos que se organizam em grupos sociais. Nesse processo de viver em grupo, os indivíduos se humanizam e desenvolvem uma forma de viver que projetam para as novas gerações de seus grupos.
  • Ou seja, quando em sociedade os indivíduos desenvolvem uma cultura. É essa cultura que define o perfil desse grupo social e da sociedade como um todo. Cada grupo tem uma cultura própria. Cada sociedade tem uma cultura própria. Essa cultura é socializada (ou seja, ensinada, passada para as novas gerações ou novos membros dos grupos e da sociedade) em dois momentos: na fase primária, quando a pessoa ainda é criança e isso é feito pela família e na fase secundária, realizada por todas as outras instituições que fazem parte de uma sociedade (como os meios de comunicação, a igreja, a escola, os partidos, as empresas etc).
  • A socialização ocorre através das instituições sociais tanto na forma sistemática, com um objetivo claro e um método, como ocorre em uma escola no processo de ensino, quanto de modo assistemático, quando acontece sem nenhum critério (por exemplo, quando estamos vendo TV, muitos programas estão socializando fragmentos de uma cultura, ou seja, crenças, valores, símbolos, mas sem deixar isso claro ou ter um cuidado quanto a isso).
  • Também foi abordado que a Sociologia é uma ciência criada a partir do século XIX para analisar os fenômenos sociais e as questões sociais produzidas no âmbito das transformações da sociedade capitalista.
  • Por que o homem é um ser social? Porque o homem é um ser que vive em grupos e somente se humaniza quando adquire sociabilidade. Depende do outro, direta ou indiretamente, para sobreviver, atender suas necessidades básicas, desenvolver a linguagem e criar novas formas de vida.
  • Por que surgiu a Sociologia? Surgiu como uma forma de saber sistematizado para analisar as questões sociais provocadas pelo advento das revoluções econômicas, políticas e sociais dos séculos XVIII e XIX na sociedade capitalista.
  • Qual a relação entre sociedade, cultura e instituições sociais? Para sua existência a sociedade precisa que todos os indivíduos que dela participam compartilhem, minimamente, determinados padrões culturais que a definem em diversos aspectos do cotidiano. Ou seja, os indivíduos precisam da cultura (ou culturas) de seu contexto social para sobreviver em grupo e para garantir a sobrevivência da própria sociedade. A cultura por sua vez é socializada pelas diversas instituições sociais que existem na sociedade.

Unidade 2

  • Nesta unidade, foi apresentada a Sociologia como uma ciência que gerou diversas teorias e pensadores, a partir de duas grandes linhas metodológicas: a coletivista (que aborda os fenômenos sociais a partir do critério coletivo) e a individualista (que confere ao indivíduo maior participação na sociedade).
  • Também se destacam na corrente coletivista: a abordagem sistêmica (que analisa o todo e as partes com igual valor) e a holística (preocupada com a visão geral da sociedade). Como parte da perspectiva coletivista estão os trabalhos de Auguste Comte (que criou o Positivismo, um saber fundamentado na valorização da ciência) e de Herbert Spencer (que trata a sociedade como um organismo que precisa estar em constante processo de regulação de suas partes, cada qual cumprindo uma função no corpo social).
  • Finalmente foram identificadas outras abordagens teóricas como o interacionismo simbólico, a etnometodologia e o estudo de comunidade de Tonnies.
  • Quais as principais abordagens metodológicas para a análise social? A Sociologia desenvolveu duas grandes abordagens metodológicas: a coletivista e a individualista, que diferem entre si quanto à visão do papel do indivíduo na sociedade. Enquanto a primeira tende a colocar o indivíduo subordinado à estrutura e ao sistema social em que vive, a outra garante maior autoria ao sujeito, considerando a motivação de suas ações sociais no ambiente coletivo. Também se destacam na coletivista uma abordagem sistêmica que analisa o todo e as partes com igual valor e uma abordagem holística preocupada com a visão geral da sociedade.
  • Qual a forma de abordar a sociedade presente nas teorias de Comte e Spencer? Comte analisa a sociedade a partir da busca do progresso mediante um processo de integração social através da ordem. Era, pois, preciso conhecer – mediante a ciência – e identificar as formas de manter a ordem social. O pressuposto é que a sociedade vive um consensus, ou seja, seus fenômenos sociais estão intimamente ligados e interligados. Para isso seria preciso investigar a sociedade em seu aspecto estático e dinâmico. Para Spencer, era preciso observar a sociedade como um organismo no qual cada parte cumpre uma função social. Ele também considerava que as partes estavam interligadas em interdependência funcional.
  • Que outras teorias sociológicas contribuíram para o entendimento da sociedade nessa fase de desenvolvimento do capitalismo? Diversas teorias foram e ainda são produzidas pela Sociologia. Mas merecem destaque aquelas no âmbito da microssociologia, por sua presença ainda na contemporaneidade, mesmo que sob outra roupagem: como o caso dos estudos do alemão Tonnies e dos interacionistas simbólicos norte-americanos.
  • Macroanálises: Buscam compreender a estrutura, a dinâmica social e as relações entre grupos nos fatos ou situações sociais. (Grupos sociais, comunidades        , sociedade, estudos simbólicos, comportamento social, relações e interações sociais).
  • Microssociologia: Busca compreender a natureza das interações sociais cotidianas. (Analisar a dinâmica dos indivíduos em grupo, especialmente por estarmos em uma sociedade organizacional).
  • Comunidade: Formada por laços mais naturais, afetivos e espontâneos, dando o sentido de pertencimento, como a família.
  • Sociedade: Fundada em laços de racionalidade, mais impessoais, objetivos e formais, como o Estado, a empresa.

Unidade 3

  • Nesta unidade, você estudou os principais conceitos produzidos pelos clássicos da sociologia: Durkheim, Marx e Weber.
  • Com Émile Durkheim, aprendeu a identificar os fatos de natureza social, verificar como uma sociedade consegue, apesar de sua complexidade, se manter coesa e funcionando de forma articulada. Também compreendeu a força da sociedade, a coerção social sobre as condutas individuais.
  • Com Karl Marx, conheceu conceitos que ainda servem de instrumento para analisar os problemas da sociedade atual.
  • Finalmente, identificou com o sociólogo alemão Max Weber como se analisa uma sociedade a partir de abordagem que trata a ação social, a dominação legítima e a burocracia como conceitos chave.
  • Qual a concepção Durkheimiana da sociedade? Segundo Durkheim, a sociedade expressa uma divisão do trabalho social que tem sua sobrevivência garantida pelo grau de solidariedade que se impõe ao individualismo exacerbado. Em outras palavras, depende do peso da consciência coletiva sobre as consciências individuais.
  • Qual a concepção Marxista da sociedade? Para Marx, a sociedade é uma totalidade, um modo de produção que expressa a relação entre a infraestrutura econômica, onde se desenvolvem as relações de exploração, e o poder entre as classes sociais, que influenciam e são sustentadas ideologicamente pelas instituições sociais da superestrutura.
  • Qual a concepção Weberiana da sociedade? Para Weber, a sociedade expressa as motivações contidas nas ações sociais dos indivíduos que estabelecem relações sociais em diversas instâncias da vida social ao longo do tempo.

Unidade 4

  • Nesta unidade, foram apresentados diversos conceitos instrumentais para o entendimento e aplicação em diversos fenômenos que envolvem uma sociedade. São eles: estrutura e organização no nível macrossocial, sua correspondente em termos microssociais, relação status e papel social; estratificação e desigualdade social mediante critérios econômicos, raciais ou étnicos, por gênero, etário, político, religioso, educacional, profissional etc.
  • Finalmente, um conceito importante em uma sociedade é a mudança social. Uma sociedade está sempre em processo de mudança, por motivos internos ou externos. Essa mudança pode ocorrer em toda a sociedade ou em partes, ser revolucionária ou reformista e ter efeito na formação de ações coletivas (comportamentos coletivos) e movimentos sociais.
  • Qual a relação entre estrutura e organização social? A sociedade é uma estrutura social formada de partes (indivíduos, grupos, instituições sociais e organizações sociais) que se relacionam entre si. Essa relação expressa a organização social (o padrão da relação entre as partes da estrutura). Assim, toda estrutura tem um tipo de organização social.
  • O que é estratificação social? É a forma como uma sociedade divide seus indivíduos em camadas socialmente desiguais a partir de critérios econômicos, culturais, raciais etc.
  • Quais os tipos de mudança social possíveis em uma sociedade? Uma sociedade pode mudar, mas essa mudança pode ser revolucionária, com uma profunda modificação em sua estrutura e organização social (mudança estrutural) ou pode ser mediante reformas, com modificações de partes da sociedade, em aspectos de sua organização social (mudança setorial/conjuntural).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com