TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  27/8/2015  •  Dissertação  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIOLOGIA

Ler os textos e responder as questões propostas nas páginas 81, 82 e 83.

Página 82:

  1. A fome no mundo não é uma questão de baixa produtividade na agricultura mundial, uma vez que na realidade a produção agrícola mundial é suficiente para alimentar todas as pessoas do mundo. O que gera o problema da fome é a grande desigualdade na distribuição dos alimentos pelo mundo; a falta de uma política que ligue o produtor ao consumidor por meio de corporações. Muitas vezes, a produção agrícola de um país (geralmente subdesenvolvido) é quase totalmente voltada para o abastecimento do mercado externo, deixando o país com falta de alimento para a própria população.
  2. A fome no mundo é uma questão sistêmica, portanto uma melhor distribuição dos alimentos, fazer com que uma parte da produção agrícola do país seja destinada ao mercado interno, e evitar o desperdício de alimento faria com que todos possam se alimentar adequadamente.

Página 83:

  1. Os diversos benefícios que a globalização pode trazer são a facilidade de comunicação, hoje em dia é possível acompanhar fatos em outros continentes em tempo real; a melhoria dos sistemas de transporte. Os benefícios deveriam ser para todos, mas uma grande parte não tem acesso a todas as facilidades da globalização.
  2. Sim, como em alguns países da África. Os grandes conglomerados econômicos subjugam os países subdesenvolvidos por muitas vezes só oferecerem matéria prima e mão de obra barata, porque há uma grande diferença no uso de tecnologia entre eles. Nos países desenvolvidos já é recorrente o uso de sementes melhoradas, fertilizantes e equipamentos de ponta, enquanto em nos subdesenvolvidos não.
  3. A desigualdade entre homens e mulheres é causada pela falta de direitos sociais, políticos e econômicos. Entre eles está o acesso à educação, à saúde, ao mercado de trabalho e ao patrimônio. Hoje em dia, a porcentagem que a mulher ocupa no mercado de trabalho é muito menor em relação a dos homens, então às vezes, por esta falta de emprego elas buscam a prostituição, ou outras coisas mais, e muitas delas também são indefesas.

Karen Sabrina Gomes Ide 2ºA nº: 15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com