TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia da Educação

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Introdução a Sociologia da Educação

I) Se lhe fosse dada a oportunidade, como seria a escola de seus sonhos?

De meu apartamento consigo ver uma escola municipal de meu bairro, muito me impressiona na saída de aula muitos alunos apedrejarem o telhado da escola. Como se tivessem passado por inúmeras torturas e após o término do horário escolar se vingassem de algo que só lhes causam desprazeres.

Na escola dos meus sonhos alunos sentiriam tanto prazer de estar na escola que zelariam dela tão bem como sua própria casa. Professores e educadores teriam orgulho de dizer que trabalham nessa e naquela escola.

Para que os sonhos se transformem em realidade é preciso que se façam coisas concretas, por exemplos investimentos nessa área. Um aluno que estuda em um ambiente bom com salas limpas, professores com um alto nível de conhecimento e bem remunerados, material didático atualizado estão mais sujeitos a um melhor aprendizado que aqueles que estudam em um ambiente escolar ruim.

Portanto, eu investiria na construção de novas escolas, na manutenção das novas e atuais, no aprimoramento de educadores, na merenda escolar e em todos os tópicos que são essenciais para tornar novamente a escola mais erótica.

II) Na sua avaliação, seria possível resistir ao pensamento totalitário? Como fazê-lo? Qual o papel da escola neste processo?

Sim é possível resistir ao pensamento totalitário.

Isso pode ser feito criando-se nas pessoas um senso crítico em que elas possam discutir idéias. O papel da escola nesse processo é fundamental, pois apenas través do conhecimento pode-se criar o senso crítico. Além de que as escolas e universidades são ambientes onde existem essas discussões e onde muitas vezes se criam até mesmo barreiras para esse pensamento totalitário.

III) Na sua opinião, qual o maior desafio posto aos professores de amanhã?

O maior desafio do professor de amanhã é mostrar que a escola é um ambiente de integração social onde todos são iguais no que se refere ao conhecimento. O educador com isso estará ajudando a cumprir com o papel da escola na sociedade que é o de criar o senso crítico nos seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com