TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sono

Artigo: Sono. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Artigo  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

SONHOS

Os sonhos REM (alucinações de uma mente adormecida) são reais, emocionais e bizarros. Durante a noite as pessoas se tornam produtores de um filme mental surrealíssimo, no qual os eventos ocorrem em uma sequência cortada, as cenas se modificam e as pessoas entram e saem dela, a gravidade pode até ser violada, isso explica o fato de muitas pessoas “voarem” durante os sonhos, eles são tão reais que podem até ser confundidos com a realidade do dia – a – dia.

As pessoas geralmente sonham que estão falhando em conseguir algo, que estão sendo atacadas, perseguidas, rejeitadas ou passando por tragédias, que estão perdendo o ônibus (comum acontecer quando vai viajar no dia seguinte) e o fato mais importante: as pessoas sonham apenas com a vida delas, não sonham a vida de outras pessoas, por isso o sonho é tão importante para a análise do psicólogo, porque é por meio dele que se torna mais fácil conhecer a pessoa.

Sigmund Freud chamou o enredo de nossos sonhos de “conteúdo manifesto” que às vezes incorpora traços de experiências e preocupações do dia anterior; os estímulos sensoriais do ambiente também podem entrar no sono, um odor particular, a campainha de casa, o som do telefone tocando, um carro de som passando na rua, isso tudo entra instantaneamente na estória do sonho, isso ocorre porque mesmo durante o sono REM, focado em estímulos internos, nós conseguimos ter algum grau de consciência das mudanças do ambiente externo.

Porque nós sonhamos

Freud argumentou em seu livro “A interpretação dos sonhos” publicado em 1900 que ao realizar desejos, os sonhos proporcionam uma válvula de segurança psíquica, que descarrega sentimentos que de outra forma seriam inaceitáveis; o conteúdo manifesto dos sonhos é uma versão censurada e simbólica do conteúdo latente, que consiste em atitudes e desejos inconscientes que poderiam ser perigosos se expressados diretamente. Ele considerava os sonhos como sendo a chave para o entendimento dos conflitos internos das pessoas, porém os críticos de Freud afirmam que já é tempo de despertar da teoria freudiana dos sonhos, já que na realidade trata - se de um pesadelo científico.

Os pesquisadores que consideravam o sonho como uma modalidade de processamento de informação acreditam que eles ajudam a esquadrinhar, selecionar e fixar as experiências do dia na memoria, estudos mais recentes confirmam que dormimos para nos lembrar; uma noite de sono sólida, ou seja, sonhando, tem papel fundamental nas nossas vidas, se a pessoa não dorme bem e em quantidade ideal após novas aprendizagens, ela não será capaz de integra – las efetivamente em sua memória.

Uma outra explicação propõe que o sonho serve para alguma função fisiológica, outras porém propõem que os sonhos surgem a partir do tronco cerebral e ascendem. De acordo com a teoria da síntese – ativação, a atividade neural é aleatória e os sonhos surgem em uma tentativa do cérebro de tentar organiza – las.

O sistema límbico também se ativa durante o sono REM (ele que é responsável pelas emoções) e enquanto isso os lobos frontais responsáveis pela inibição e raciocínio logico estão descansando, isso explica porque os sonhos são menos inibidos que as pessoas. Quando ocorre uma lesão nesse sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com