TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distúrbios Do Sono E Qualidade De Vida Dos Trabalhadores Rurais Colheitadeiras

Monografias: Distúrbios Do Sono E Qualidade De Vida Dos Trabalhadores Rurais Colheitadeiras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 9

Distúrbios do sono e qualidade de vida dos trabalhadores rurais colheitadeiras

Distúrbios do Sono e Qualidade de Vida de Trabalhadores Rurais safristas

Joseane Lima I ; Sueli Rossini II ; Rubens Reimão III

Eu Psicólogo. Medicina do Sono AdvancedResearchGroup, da Divisão de Neurologia Clínica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de São Paulo SP, Brasil II Psicóloga, PhD. Durma Medicina de Grupo de Pesquisa Avançada, Divisão de Neurologia Clínica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina, São Paulo SP, Brasil III Neurologista, MD, PhD

. Medicina do Sono Grupo de Pesquisa Avançada, Divisão de Neurologia Clínica do Hospital de Clínicas, da Universidade de São Paulo Schoolof Medicine, São Paulo SP, Brasil

Correspondência

________________________________________

RESUMO

Os vários tipos de trabalho pode interferir na qualidade do trabalhador do sono. Entre os fatores, o desemprego causado pelo período entre as safras de café sobre a agricultura do sul de Minas pode influenciar o aparecimento de sintomas de ansiedade e depressão, e pode causar prejuízos para a qualidade de vida e as mudanças no padrão de os trabalhadores rurais de sono . OBJETIVO: . Apreciar o sono e os efeitos sobre a qualidade de vida nos trabalhadores rurais no período entre as safras de café MÉTODO: No grupo de estudo, 40 pacientes, trabalhadores rurais, foram avaliados, e no grupo-controle , 40 pacientes, trabalhadores fixos. Instrumentos utilizados: entrevista clínica, a qualidade do sono de Pittsburgh, Índice de Inventário Beck de Ansiedade, Hamilton Depression Rating Scale, e World Health Organization Qualidade de Vida. RESULTADOS: O grupo de estudos mostrou prejuízo na qualidade do sono, ansiedade e depressão sinais e sintomas foram elevados em ambos os grupos, sendo eles maior nos trabalhadores colheitadeiras, a qualidade de vida apresentou bons níveis em ambos os grupos, com perdas no domínio "relação social" entre os ceifeiros, os distúrbios do sono influenciaram o aparecimento de sinais de ansiedade e depressão e sintomas, mas não interferem na percepção da qualidade de vida. CONCLUSÃO: Os trabalhadores rurais que têm trabalho fixo estão menos expostos aos sintomas de ansiedade e depressão - juntamente com distúrbios do sono - que os trabalhadores colheitadeiras. Assim, a percepção do grupo de estudos sobre a qualidade de vida é melhor do que a do grupo-controle.

Palavras-chave: distúrbios do sono, o desemprego, qualidade de vida, ansiedade, trabalho rural.

________________________________________

RESUMO

Como Diversas Formas de Trabalho PODEM interferir nd Qualidade do Sono do Trabalhador. Entre OS fatores, o Desemprego ocasionado Pela entressafra da Cultura cafeeira NAS lavouras sul Mineiras PODE Influenciar não surgimento de sintomas de Ansiedade e Depressão e de causar prejuízos nd Qualidade de Vida e alterações não Padrão do Sono dos Trabalhadores Rurais. OBJETIVO: Avaliar o sono e como repercussões nd Qualidade de Vida em Trabalhadores Rurais nd entressafra cafeeira. MÉTODO: No grupo-Estudo FORAM avaliados 40 PACIENTES Trabalhadores Rurais e sem grupo-contrôle 40 fixos Pacientes Trabalhadores. . Instrumentos utilizados: Entrevista Clínica, The Pittsburgh SleepQuality Index, Inventário Beck de ansiedade, Hamilton Depression Rating Scale e Qualidade Organização Mundial de Saúde da Vida RESULTADOS: O grupo-Estudo apresentou prejuízo nd Qualidade do Sono; Sinais de e sintomas de Ansiedade de e Depressão FORAM elevados nn Dois Grupos, Sendo Maior nn Trabalhadores safristas, uma Qualidade de Vida apresentou bons níveis nn Dois Grupos, havendo perdas não Dominio "RELAÇÕES Sociais" entre OS safristas; OS Distúrbios do Sono influenciaram não surgimento de Sinais de e sintomas de Ansiedade de e Depressão, mas .Nao interferiram nd Percepção da Qualidade de VidaCONCLUSÃO: Trabalhadores Rurais detentores de Trabalho Fixo estao Menos Expostos AOS sintomas de Ansiedade e Depressão - acompanhados de Distúrbios do Sono - Que OS Trabalhadores safristas. ASSIM, a Percepção da Qualidade de Vida do grupo-E Melhor Estudo Que fazer um grupo-Controle.

Palavras-chave: Distúrbios do Sono, Desemprego, Qualidade de Vida, Ansiedade, Trabalho rural.

________________________________________

Em busca de uma qualidade de vida, observamos o aumento de pesquisas que investigam a depressão, ansiedade e sono ¹. Eles são os distúrbios que podem comprometer o desenvolvimento do indivíduo, e até mesmo desqualificam ele / ela para o trabalho.

O trabalho, que é responsável pelo apoio e para a garantia da sobrevivência, é também essencial para a manutenção da qualidade do homem de vida 2 .

Este estudo é um produto da observação da pesquisa médica e psicológica para a assistência em um centro de assistência à saúde de uma cidade da região cafeeira de Minas Gerais, com o aumento no período entre as safras de café e marcada diminuição com o início da safra . Trabalhadores rurais Harvester que se queixaram sobre o sono ruim, angústias e tristezas seguidas por dores formado a maioria dos pacientes, durante o período entre as colheitas. Estes trabalhadores sofrem com a insegurança do desemprego por um longo período de tempo, o que pode comprometer o apoio ea qualidade de suas vidas e de suas famílias 3,4 .

O objetivo do presente estudo foi avaliar o padrão ea qualidade do sono, a qualidade de vida, a ansiedade e os níveis de depressão sintomas em uma amostra de trabalhadores rurais colhedoras que buscam assistência em um centro de saúde.

MÉTODO

Durante o período entre as colheitas, 40 trabalhadores rurais colhedoras foram avaliados (33 mulheres e 7 homens), selecionado para a assistência psicológica e médica na unidade de saúde, e convidados a participar do estudo. No grupo-controle, 40 trabalhadores rurais fixos (9 mulheres e 31 homens) se inscreveram na rede básica de saúde e na unidade de saúde da cidade, foram avaliados. Todos os sujeitos assinaram o termo de consentimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com