TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sono E Seus Estagios

Pesquisas Acadêmicas: Sono E Seus Estagios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

O que acontece enquanto dormimos?

Algumas pessoas dormem com facilidade, outras tem mais dificuldade. Tem pessoas que dizem sonhar muito, outras que não sonham nada. Desde 1930 foram feitas pesquisas para produzir técnicas sensíveis para medir a profundidade do sono e saber quando ocorrem os sonhos.

EEG ou Eletroencefalograma

Essas pesquisas utilizam dispositivos como este (imagem), eles servem para registrar a atividade cerebral espontânea e os movimentos oculares durante o sono.

Estágios do Sono

Essa análise das ondas cerebrais indica que existem cinco estágios do sono. Quatro estágios e um quinto conhecido como sono REM.

Vigilia: é quando estamos em alerta, temos ondas regulares.

Estágio 1: temos ondas menos regulares, é um estágio de transição entre a vigília e o sono. Pode durar de 10 segundos a 10 minutos. Nesse estágio a respiração e a frequência cardíaca diminuem, os músculos começam a relaxar e entramos num sono bem leve. Esse relaxamento pode dar uma sensação de queda que às vezes sentimos quando estamos dormindo.

Estágio 2: aqui temos pequenas repostas rítmicas, dura de 10 a 20 minutos. É o começo do sono propriamente dito, já que ficamos alheios a estímulos sonoros e visuais. Representa de 45 a 55% do período total de sono.

Estágios 3 e 4: temos ondas cerebrais de baixa frequência, mais lentas. É nessa fase, que o hormônio de crescimento é liberado pela hipófise e a recuperação muscular acontece (sono anabólico). Depois de 30-40 minutos no estágio 4, nós regredimos para o estágio 3 e depois para o 2, mas invés de voltarmos ao 1, entramos em sono REM. É o sono mais profundo e representa cerca de 25% do período total de sono.

Estágio REM

Neste estágio, frequência cardíaca, respiração, temperatura e pressão sanguínea aumentam, e os olhos se movem muito rápido.

É neste estágio que sonhamos, que nosso cérebro fica ativo, porém nosso corpo fica imóvel pois o córtex cerebral bloqueia as atividades motoras, como um mecanismo de segurança para que não saiamos por aí, fazendo os movimentos que surgem em nossos sonhos.

Figura

Esse gráfico dá um exemplo da sequência dos estados do sono de uma noite normal. O indivíduo passou pelos quatro estágios durante a primeira hora de sono, depois ele retornou ao Terceiro estágio e chegou ao sono REM. A partir daí ele alternou entre REM e NREM.

Sono REM e NREM comparados

Chamamos de sono Não Rem todos os 4 estágios

Durante o sono NREM quase não há movimentos dos olhos, a frequência cardíaca e a respiração diminuem, os músculos relaxam e a taxa metabólica diminui.

Já no sono REM os movimentos oculares são muito mais rápidos, a frequência cardíaca aumenta, e a taxa metabólica aumenta. É caracterizado por um cérebro que parece estar bem acordado num corpo quase paralisado.

Quando sonhamos com algo fora da nossa realidade, quando dizemos, “nossa esse sonho foi uma besteira”, são de quando estamos em sono REM, enquanto que quando sonhamos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com