TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stress

Tese: Stress. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Tese  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

ferramentas organizacionais.

2 Stress

Para Overell (2001, p.11), a “Investigação governamental britânica sugere que a maior parte das empresas acredita que os colapsos ou distúrbios psicológicos são uma prova de fraqueza ou de incapacidade para aguentar trabalho desafiante. A sua resposta é verem-se livres das pessoas.”

2.1 O que é o Stress?

O Stress está intimamente relacionado com a carga mental associada normalmente ao trabalho e é causado por um desajuste entre o indivíduo e o trabalho, pelos diferentes papéis que o indivíduo tem de desempenhar e pela falta de controlo sobre a sua vida e sobre o trabalho.

As exigências do quotidiano, as necessidades, as metas e os objectivos que se pretendem atingir, os prazos a cumprir, as expectativas que os outros têm sobre nós, etc., são factores que potenciam o desencadear do stress.

O termo Stress muitas vezes é utilizado para descrever os sintomas produzidos pelo organismo como reposta à tensão provocada pelas pressões e situações que as pessoas enfrentam.

Segundo Chiavenato (2005, p.390), “O estresse decorrente de quaisquer circunstâncias que ameaçam ou são percebidas como ameaçadoras do bem-estar da pessoa e que minam a capacidade de enfrentamento do indivíduo. A ameaça pode afectar a segurança física – imediata ou mediata – a reputação, auto-estima, tranquilidade ou aspectos que a pessoas valorize ou deseje manter.”

2.2 Definição do conceito

A primeira definição de Stress foi feita por Hans Selye (1980) para representar a propensão do organismo para reagir de forma idêntica a estímulos diversos.

O Conceito Stress tem vindo a evoluir ao longo dos tempos e está a tornar-se um problema cada vez maior para as organizações, devido à ocorrência da complexidade do trabalho, devido às mudanças e transformações que as mesmas têm sofrido, das incertezas provocadas por essas mesmas mudanças, da carga de trabalho intensa, das responsabilidades acrescidas que são imputadas aos trabalhadores, etc.

Segundo Dolan e Arsenaut (1980) “O stress advém, assim, do desajuste entre o nível de estímulo desejado pelo indivíduo e o nível de estímulo que ele interioriza subjacentemente.”

O Stress tem sido estudado como estímulo, como resposta ou como interacção entre o estímulo e resposta, sob a forma de desequilíbrio entre a pessoa e o seu meio envolvente. (COOPER, DEWE & O’DRISCOLL, 2001)

3 Níveis de Stress

Selye (1980) “referiu que nem sempre as reacções ao stress são más, sendo mesmo necessário um certo nível de stress para a motivação, o crescimento e desenvolvimento individual.”

O Stress normalmente é referido em três níveis:

• Eustress ou Stress Saudável

Este nível de stress está inerente à motivação suscitada pelos desafios profissionais e duma actividade produtiva e propiciadora de realização, o qual acarreta um sentimento de bem-estar.

• Distress ou Stress Disfuncional

O Distress é característico das situações de não cumprimento das exigências das tarefas e outras solicitações que dão origem a consequências de vária ordem: insatisfação, cansaço e doenças físicas e psíquicas, entre outras.

• Esgotamento ou Burnout

O esgotamento decorre de uma situação de total exaustão física, mental e emocional, fortemente condicionadora das tarefas diárias, originando um estado de depressão e fadiga física grave.

4 Modelos Teóricos do StressOcupacional

Os resultados do Stress a longo prazo levam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com