TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subjetividade E Individualização

Artigos Científicos: Subjetividade E Individualização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  282 Visualizações

1-A partir do texto acima , escolha uma das transformações culturais, citadas pelo autor, e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.

R: Religião. Muitas vezes a religião como instituição reforça os valores morais ao ponto de levar as pessoas a perderem a sua individualidade. Ela exige viver a fé não a partir da própria individualidade, mas a partir da instituição e do que a sociedade exige. A religião faz com que os valores instituídos sejam verdades absolutas, não permitindo assim que o indivíduo entre em contato com o sagrado e com o que há de mais íntimo.

2- ..." Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões". Desenvolva esta afirmativa.

R: Os conceitos de liberdade, individualidade e igualdade podem não passar de meras ilusões, pois há uma relação paradoxal entre eles. O conceito de liberdade em seu sentido mais amplo, aquele que procura permitir ao homem expor a sua verdadeira individualidade, é limitado pela ideia de igualdade, uma vez que o outro também possui o direito de ser livre. Da mesma forma que para se ter igualdade, implica-se em restrições da liberdade individual. Para sermos iguais, não podermos ter cada um pensamentos, comportamentos e hábitos diferentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com