TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subjetividade Privatizada

Dissertações: Subjetividade Privatizada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

O que é subjetividade privatizada?

A Subjetividade privatizada é nossa liberdade de escolhas, experiências e concepções próprias, subjetivas (pessoais), nossos desejos, nosso “eu”, hoje são necessárias e essa necessidade é obvia, mas nem sempre foi assim em outras sociedades e culturas.

A liberdade dos sujeitos e suas diferenças ficam acentuadas no momento em que esse faz um esforço enorme para ser objetivo.

Condições socioculturais para o surgimento da subjetividade privatizada

A constituição do Sistema mercantil e sua relação com a individualização, a partir do Século XII. A invenção da imprensa (Século XV). A ideologia liberal (Século XVIII). (Os ideais da Revolução Francesa, do Iluminismo) O Romantismo (Século XIX)

Crise da Subjetividade Privatizada?

O homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive quando descobre não existir muita diferença entre os homens.

A idéia de liberdade e a certeza de que ela é ilusória: existem forças invisíveis que nos regem. Isso se generaliza com o colapso da ideologia liberal e do romantismo, que mantinham inquestionável a noção de subjetividade individual, embora já se encaminhassem para posições muito criticas a esse respeito. Expressam-se elaborações filosóficas que questionam a soberania, a autonomia, a identidade dos indivíduos.

A liberdade e a singularidade dos indivíduos são ilusórias e isso emerge com o declínio das crenças liberais e românticas, abrindo espaço para os projetos de previsão e controles científicos do comportamento individual.

Qual a relação dessa crise com o surgimento da psicologia no século XIX?

A psicologia surge para tratar desse sujeito em crise, em meio a questionamentos relacionados à sua ideia de liberdade, igualdade, que é único. Tais questionamentos levam o homem a pensar acerca das causas e do significado de tudo aquilo que faz, causando uma reflexão do que somos, quem somos, como somos e por que tomamos determinadas ações. A psicologia torna-se uma ciência que tem um longo caminho a se percorrer a fim de encontrar a solução da crise da subjetividade do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com