TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO FIME “A ONDA”

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]


[pic 3][pic 4]

INDÍCE

  • Síntese do filme ..................................................................................... 03 a 04
  • Conceitos................................................................................................ 05 a 06
  • Bibliografia............................................................................................... 07

SÍNTESE DO FIME “A ONDA”

O filme tem dois protagonistas primeiro o Professor Wegner, um homem que tem um relacionamento saudável, roqueiro, formado em ciências sociais e educação física, no seu primeiro dia de aula descobre que vai dar aula sobre autarquia, não concorda com o curso, pois, seu objetivo era o curso de anarquia por já ter vivenciado a experiência, mas como não conseguir a troca do curso, vai para a sala de aula e fica surpreso com a quantidade de alunos em seu curso.

Em sua interação com os alunos faz várias perguntas sobre o autarquismo e recebe a resposta dos alunos como sendo uma ditadura, aonde existe um líder que tem o poder de comandar, a sala decide em votação que esse líder será o professor, neste momento ele cria e executa suas regras, cada vez mais envolve os alunos em seu cenário e avisa para eles não levarem muito a sério, então, decide padronizar a classe com um uniforme, com o objetivo de haver união, eliminando todas as diferenças sociais ou de grupos entre eles, todos começam a usar camisa branca e quem não aderi as regras são excluídos, como é o caso da aluna Karo que não aceita seguir as regras.

É criado um nome para o movimento, por votação foi nomeado “A Onda”. O professor Wegner vendo seu aluno grafitar no caderno pede que ele crie um logo, assim demonstrando sua criatividade, os alunos começam a ficar fanáticos, não sabe discernir a palavra usada “ação e poder” e começam a fazer adesivos, botons e cartões, saem espalhando pela cidade, pichando muros e vitrines. Vemos o tamanho do envolvimento dos alunos com o movimento e a exclusão dos seus colegas que não aderiram ao movimento. Criam uma saudação, ocorre rivalidade entre os grupos anarquistas e autarquistas, inclusive Tim o segundo protagonista do filme cria uma arma e aponta para os anarquistas em confronto nas ruas e mente para os que estão ao seu lado dizendo que a arma é de festim comprada pela internet.

O professor ao acordar descobre lendo seu jornal que as ruas foram pichadas com o símbolo da Onda e até mesmo a Prefeitura foi pichada por alguns alunos do movimento e pelo Tim. O professor vendo que o movimento foi longe demais pede para a turma fazer uma redação sobre o que a Onda significa para eles, neste mesmo dia ocorre um campeonato de polo aquático na escola contra um time de outra escola, todos do movimento exige que os alunos da escola só entrem se estiver vestido de camisa branca com o símbolo, as alunas Karo e Mona se negam a seguir o ritmo deles e invadem a quadra distribuindo panfleto e se manifestando contra o movimento, com isso gera a maior rivalidade surgindo uma grande briga entre os times. O Aluno Marco vai procurar Karo para tomar satisfação sobre o ocorrido por serem namorados e terem opinião oposta sobre o movimento, acabam brigando e ele acaba a agredindo, arrependido procura Wegner, conta o ocorrido e o quanto o movimento está mexendo com sua cabeça, pois nunca foi agressivo, menos ainda com quem ama. Wegner também começa a ter problemas no seu relacionamento, pois, sua esposa também professora da mesma escola o repreende sobre o quanto o poder que ele está tendo sobre os alunos está saindo do controle. Wegner convoca uma reunião no auditório da escola com todos os alunos do movimento para decidir sobre o futuro da Onda, todos então reunidos ele começa lendo algumas redações demostrando o tamanho do envolvimento dos alunos no movimento, Wegner então simula uma dramatização fingindo como se estivesse estimulando a todos a continuar no movimento e que isso fosse algo que ia tomar conta de toda a Alemanha e os que estivessem contra o movimento seriam arrastado pela Onda, todos concordam aplaudindo e demonstrando tamanha euforia, menos Marco que contesta, então Wegner ordena que os alunos tragam Marco para frente da sala o chamando de “O Traidor”, três dos seus alunos o arrastam para frente da sala e Wegner demonstra a todos sua indignação ao ver que eles fazem tudo que ele manda que estão se tornando fascistas como numa ditadura e não raciocinam mais, então, avisa que o movimento “A Onda” chegou ao fim que todos devem ir pra casa pensar sobre suas atitudes. Tim em um ato de desespero aponta a arma para a sala dizendo que a onda ainda está viva, um aluno avisa ao professor que a arma é de festim, Tim atira nele demonstrando que a arma é de verdade, Wegner tenta acalma – lo mas Tim atira em sua própria cabeça e se mata. O professor é levado por policiais e ao ir para viatura é encarado pelos alunos, pais e pela sua esposa, sua metodologia o levou a consequências graves, pois, seus alunos carentes de disciplina e autoridade descobrem em que acreditar e leva como um modo de vida e o professor com isso demonstra como é fácil manipular as massas num clima totalitário, fazendo o movimento ganhar proporção exagerada e quando ele foi enxergar a que ponto chegou já era tarde demais.

CONCEITOS

O filme “A Onda” demonstra que um grupo era mantido por um líder e como esse líder pode exercer controle sobre o comportamento de algumas pessoas, ou seja, trabalhar em grupo mostra a importância do impacto sobre a maneira como seus membros se comportam.

Vimos no filme que os alunos estão procurando um grupo aonde se associar e se identificar, assim funciona nas organizações as pessoas sentem a necessidade de fazer parte do grupo e quando consegue interagir de forma positiva os autores chamam de Sinergia, a pessoa se sente mais forte e há maior eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com