TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE LAUDO PSICOLÓGICO

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 5

SÍNTESE

LAUDO PSICOLÓGICO

I – IDENTIFICAÇÃO

 

Autor: Carolina Oliveira Bomfim

Solicitante: Lidiane Bento

Finalidade: Didática

II – DESCRIÇÃO DA DEMANDA

O presente laudo é decorrente de uma avaliação psicológica, solicitado pela cliente na tentativa de buscar o autoconhecimento. A cliente C.O.B é natural de Porto Seguro – BA, tem 21 anos, relatou ser cristã, vivencia um relacionamento sério em que seu companheiro mora em uma cidade próxima, a cliente reside sozinha na cidade de Irecê – BA, seu pai é Pastor e sua mãe missionária, eles moram em uma cidade vizinha e constantemente fazem visitas a jovem. A cliente é estudante do 4° semestre do curso de Psicologia na FAI – Faculdade Irecê. Durante a entrevista, a cliente relatou estar vivenciando um momento conflituoso no que se refere aos trabalhos de grupos acadêmicos, pois sente-se na obrigação de elaborar trabalhos de boa qualidade, fazendo com que se cobre muito durante a realização destes. Todo esse processo culminou numa exaustão mental, a mesma ainda afirmou estar sentindo-se cansada e ansiosa. Sobre a sua relação com seus pais, a cliente relatou estar com saudade da família, também falou sobre sua relação com a religião cristã, relatou se engajar no que se refere à instituição religiosa em que seu pai é pastor. Sobre seu relacionamento amoroso, a cliente relatou estar em um momento agradável da relação. Também explanou sobre o desejo de obter o autoconhecimento, bem como alguns aspectos de sua personalidade que de certa forma explicasse sua forma de tomar decisões e se comportar.

III – PROCEDIMENTO

Foi realizada uma avaliação psicológica nas dependências da FAI – Faculdade Irecê, com entrevistas e aplicação de testes psicológicos em apenas um momento com duração 02:00 horas. Na ocasião foi aplicado o TADIS – 1 que se refere a um teste de atenção discriminativa, o TACOM – A que mensura a atenção concentrada, o TADIM que se refere a um teste que mensura a atenção difusa. O teste Não verbal de inteligência R1 também foi aplicado, bem como o BFP que se refere a uma bateria fatorial de personalidade construído para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos cinco grandes fatores – que inclui as dimensões: Neuroticismo, Extroversão, Socialização, Realização e Abertura a Experiência.

IV – ANÁLISE

No teste de atenção discriminativa (TADIS – 1) a cliente demonstrou média superior, tal resultado sugere que a função mental de focalizar em dois ou mais estímulos diferentes, necessitando realizar uma discriminação para tomar em consideração somente o estímulo de seu interesse e assim emitir uma resposta específica foi favorável a cliente. No que se refere a capacidade de prestar atenção em apenas um estímulo, a cliente demonstrou média inferior. No entanto sua capacidade de focalizar, de uma só vez, em diversos estímulos dispersos espacialmente (TADIM) mostrou-se em uma média superior. No que se refere avaliação da inteligência, os resultados obtidos através do R-1 demonstraram uma capacidade de raciocínio mediana.

Quanto ao teste de personalidade, a cliente apresentou escores médios em grande parte das escalas, com exceção de N, N4, Neuroticismo, S2, Socialização, R1, R3, Realização. Abaixo serão detalhados os aspectos onde a cliente se afastou da média, obtendo escores altos ou baixos.

O resultado apresentado em Neuroticismo e suas facetas manteve-se na faixa média e média baixa. Na faceta N4 referente ao fator depressão o resultado demonstrou média muito baixa, o que pode indicar uma certa dificuldade para reconhecer eventos negativos e avaliar os problemas. O resultado geral indica se tratar de uma pessoa que não vivencia de maneira intensa sofrimento psicológico, instabilidade emocional e vulnerabilidade, podendo adaptar seu comportamento dependendo da situação. Parece ser alguém que raramente apresenta níveis elevados de ansiedade e depressão.

Quanto o resultado de Extroversão e suas facetas, a cliente apresentou escores médios. De maneira geral, o nível médio em Extroversão se apresenta em pessoas que tendem a ser flexíveis, podendo se comportar de maneira falante, estabelecendo relação de confiança mesmo com pessoas que conhece relativamente pouco, são pessoas que gostam de atividades sociais e consideradas extrovertidas, no entanto, a intensidade dessas vivências varia mediante a situação. Durante a entrevista, a cliente mostrou-se comunicativa e tranquila, podendo então concluir que os dados obtidos nesse fator foram confirmados na entrevista e vice-versa.

Já o fator Geral Socialização apresentou média Alta, indicando a tendência em confiar nos demais, acreditando no lado positivo e raramente suspeitando de más intenções que possam surgir. Os resultados indicam que a cliente tende a ser leal e tem como característica marcante a franqueza, apresentando preocupação e desejo de ajudar os demais. A faceta relacionada à Pró-sociabilidade (S2) apresentou escore muito alto, o que indica pessoas que tendem a evitar situações de risco, bem como transgressões a leis ou regras sociais, pessoas com altos escores nessa faceta tende a evitar induzir ou pressionar as pessoas a fazerem algo que não queiram. Nas demais facetas os escores se mantiveram medianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com