TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese: História da Psicologia

Por:   •  23/6/2019  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo: A Psicologia no Brasil: um Ensaio sobre suas Contribuições

Autora: Mitsuko Aparecida Maikino Antunes.

No ano em que o artigo foi escrito, a Psicologia comemorava cinquenta anos de regulamentação como profissão no Brasil e, então, para celebrar e relembrar esta data, a autora traz alguns pontos importantes dessa história.

No período colonial, o Brasil estava sob o domínio dos portugueses, que além de explorar os territórios, trouxe para cá raízes fortes da Igreja Católica que catequizava e educava os indígenas que aqui moravam, como finalidade a “organização da empresa”.

De forma cronológica, a autora apresenta passagens que mostram algumas contradições nos saberes psicológicos desta época, deixando a leitura ainda mais rica. A autora traz ainda palavras de Massimi (1997,1990) que por sua vez faz referência a várias obras produzidas no período colonial que são encontrados elementos que se aproximam da prática psicoterápica.

As diferenças sociais que acompanhavam o fim da colonização foram abordadas pelos estudiosos, se tornando uma inquietação para a Psicologia. Mesmo que hoje ainda encontramos desigualdades, percebemos que são lacunas não resolvidas anteriormente, vejo isso dentro do ciclo de pais de crianças portadoras de Síndrome de Down, que sofrem com diversas desigualdades.

Voltando ao artigo, vemos que após o fim da colonização, no século XIX, o Brasil passou por diversas mudanças econômicas e sociais, além disso, estava aberto para a chegada de ideias vindas da Europa, sendo essencial para a produção dos saberes psicológicos e para a medicina social, que trouxe a higienização de hospitais, cemitérios, quartéis, bordéis, prisões, fábricas e escolas.

Devido a essas mudanças, se fez necessário novos conhecimentos para a compreensão dos problemas que estavam sendo enfrentados pela população, especialmente se tratando da conduta humana. Surgindo então diversos escritos relacionados à natureza psicológica do indivíduo.

No início do século XX, as instituições passaram a incorporar a Psicologia como uma das áreas de estudo e intervenção, sendo criado o primeiro laboratório de Psicologia no Brasil, o Pedagogium. Alguns hospícios também produziram conhecimentos relacionados à Psicologia.

Quando achei que o país estava "estabilizado", em 1930 o golpe trouxe novamente uma série de mudanças econômicas, políticas e sociais. Ainda neste período, acontecia a industrialização brasileira, construindo uma sociedade baseada em novas relações sociais de produção, exigindo novos conhecimentos e práticas. Essas novas necessidades tornaram-se palco para o desenvolvimento da área da Psicologia, expandindo o ensino.

Com a consolidação da Psicologia no Brasil, novas condições foram geradas para que a profissão fosse reconhecida. De qualquer forma, o período passou por “turbulências”, ideias e ações divergentes ao que era corrente foram produzidas e difundidas.

Dois anos depois da regulamentação da profissão, mudanças de novo! O golpe militar instaurou uma ditadura que constituiu um campo rico de contradições na Psicologia, gerando um desenvolvimento sem precedentes e ainda, novas áreas de atuação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com