TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Diversidade Nas Organizações

Exames: TCC - Diversidade Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  9.594 Palavras (39 Páginas)  •  2.409 Visualizações

Página 1 de 39

1 INTRODUÇÃO

Praticar a diversidade é valorizar as diferenças e respeitar os indivíduos independente de cor, gênero, deficiência, etc. A diversidade tem grande importância nos cenários organizacionais, pois não se trata de um tema atual, somente, mas esta intimamente ligada com o comprometimento com a sociedade, sendo assim a diversidade envolve empresas e os indivíduos de modo geral, incluindo nós acadêmicos.

O presente trabalho busca identificar o processo de inclusão dentro das organizações pesquisadas, e se de fato esta inclusão é efetiva.

Portanto a diversidade que é considerada para este trabalho é focada no seguinte público: pessoas com deficiência, negros e mulheres em cargo de chefia.

No mundo coorporativo atual as empresas buscam cada vez mais vantagens competitivas e a diversidade nas organizações não deve ser vista somente como uma ação social como também uma vantagem competitiva. Com isso a proposta de inclusão deve ser incentivada dentro das empresas.

O trabalho trará uma visão um pouco mais abrangente do cenário da diversidade nas organizações, bem como uma própria proposta de inclusão, que tem como finalidade a valorização deste público e como podem contribuir de uma maneira muito positiva para as organizações pesquisadas que foram as empresas de São José dos Pinhais e algumas de curitiba.

1.2 PROBLEMA DA PESQUISA

Até que ponto o processo de inclusão social é efetivo em algumas empresas de São José dos Pinhais e região metropolitana?

1.3 JUSTIFICATIVA

O trabalho é importante do ponto de vista teórico, pois são poucos os estudos e publicações nesta área, sendo assim o trabalho apresentado servirá de base para outros estudos.

Do ponto de vista prático para as organizações poderá maior identificação de: fator crítico de sucesso, adaptação ao perfil dos clientes, desempenho financeiro fortalecido, rotatividade reduzida, produtividade melhorada, aumento da satisfação no trabalho, menor vulnerabilidade legal, imagem corporativa valorizada, maior flexibilidade, reconhecimento adequado, sinergia, aumento de criatividade, equipes dotadas com visões diferentes e ampliadas, desde que a empresa utilize a diversidade.

1.4 OBJETIVOS

Nesse trabalho pretende-se analisar em primeiro lugar o que vem a ser diversidade nas organizações. Posteriormente será analisado se as empresas têm realmente buscado implementar uma política que priorize, ou pelo menos procure criar, a diversidade nas organizações.

1.4.1 Objetivo geral

Verificar até que ponto a diversidade é importante para as organizações de São José dos Pinhais e região metropolitana.

1.4.2 Objetivos específicos

Os objetivos específicos são:

a) Pesquisar o que as organizações entendem por diversidade;

b) Verificar como as organizações incentivam a inclusão;

c) Divulgar a diversidade nas organizações pesquisadas, por meio desta proposta.

1.5 DELIMITAÇÃO DO TRABALHO

O trabalho será realizado em organizações de diversos segmentos de São José dos Pinhais e região metropolitana, na área de diversidade.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capitulo será apresentado a origem da responsabilidade social e a sua função dentro das organizações. Na seqüência será abordada de maneira ampla, a história, conceito, fatores internos e externos da responsabilidade social, além da questão de gênero, raça e os portadores de deficiência física.

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL

Para Neto e Froes (2001), responsabilidade social é a busca para estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva. Sua ética social é centrada no dever cívico (...). As ações de Responsabilidade Social são extensivas a todos os que participam da vida em sociedade – indivíduos, governo, empresas, grupos sociais, movimentos sociais, igreja, partidos políticos e outras instituições.

Leno (2000), assim descreve a importância para as organizações, na medida em que a diversidade seja um atributo característico das atividades da empresa, tornando-a conhecida como um bom lugar para trabalhar, com ambiente aberto e inclusivo, ele pode agregar qualidades positivas à sua imagem no mercado.

Para Ashley (2002), responsabilidade social significa algo, mas nem sempre a mesma coisa para todos. Para alguns, ela representa a idéia de responsabilidade ou obrigação legal; para outros, significa um comportamento responsável no sentido ético; para outros, ainda, o significado transmitido é o de responsável por, num modo casual. Muitos, simplesmente, equiparam-na a uma contribuição caridosa; outros a tornam pelo sentido de socialmente consciente.

Segundo Oliveira (2003), define com bastante precisão o modelo da responsabilidade social de um tornar-se co-responsável, ao enunciar que responsabilidade social é o objetivo social da empresa somando a sua atuação econômica. É a inserção da organização da sociedade como agente social e não somente econômico. Ter responsabilidade social é ser uma empresa que cumpre seus deveres, busca seus direitos e divide com o Estado a função de promover o desenvolvimento da comunidade, enfim é ser uma empresa cidadã que se preocupa com a qualidade de vida do homem na sua totalidade.

2.1.1 História

Referindo-se as questões históricas da responsabilidade social, Tenório (2004), faz a seguinte consideração: As organizações atuavam com suas responsabilidades no inicio do século XX com o filantropismo. A filantropia é basicamente uma ação social externa da empresa, que tem como beneficiária principal a comunidade em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não-governamentais, associações comunitárias etc.), e organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com