TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Pisicologia

Trabalho Escolar: TCC - Pisicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 13

SERÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA REGULAR

Hozana Cassia Egydio Lucena1 – hozanacassia@hotmail.com

Leticia Lima Mastella Scherrer1 – lety.mastella@hotmail.com

Cristina Lens de Bastos Vargas2 – cristinalens@saocamilo-es.br

1 - Pós-Graduandas em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2 – Professora Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo – 2013

Resumo

O presente estudo pretende analisar a inserção do profissional de Psicopedagogia nas escolas regulares, no qual o Psicopedagogo concretiza seu fazer por meio das intervenções psicopedagógicas, caracterizadas em processos e estratégias que levam em conta a aprendizagem dos alunos a partir de suas individualidades. O que se verifica é que a escola é responsável por grande parte da formação do ser humano e o trabalho do Psicopedagogo dentro do ambiente escolar tem se focado no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas educativos e educacionais. Analisando essa realidade, o trabalho do Psicopedagogo é de muita importância, pois o mesmo procura buscar a solução de problemas de aprendizagem na escola, estando, dessa forma, o Psicopedagogo mobilizado pela construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem, de maneira a evitar comprometimentos na aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Inserção; Psicopedagogo; Escola.

Introdução

A Psicopedagogia tem por definição o trabalho com a aprendizagem, com o conhecimento, sua aquisição, desenvolvimento e distorções. Realiza esse trabalho por meio de processos e estratégias que levam em conta a individualidade do aprendente, sendo, portanto, uma prática comprometida com a melhoria das condições de aprendizagem. Desde suas origens, a Psicopedagogia mostrou-se uma área de atuação integrativa, compreendendo conhecimentos de diferentes áreas de modo a desenvolver um corpo teórico sobre os problemas na aprendizagem humana. A partir daí é que se percebe a necessidade, na atuação destes profissionais, de haver uma integração do sujeito humano, na medida em que se oportuniza o equilíbrio de suas características.

O trabalho do Psicopedagogo se faz atuante no sentido de identificar o aluno com problemas de aprendizagem e no desenvolvimento de atividades que o auxiliem na ordenação e coordenação de suas idéias e manifestações intelectuais. Assim, o verdadeiro trabalho do Psicopedagogo no contexto escolar, é ressaltar um trabalho preventivo diante das dificuldades dos alunos. Diante desses problemas, este profissional aos poucos está ganhando seu espaço nas instituições de ensino, como um profissional qualificado.

A intervenção psicopedagógica vem ganhando cada dia mais espaço nas instituições de ensino, pois esse trabalho do Psicopedagogo se destaca como caráter preventivo, no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas educacionais, o que acontece devido a decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola.

1 A função do Psicopedagogo e suas áreas de atuação

A Psicopedagogia é a ciência que estuda o processo de aprendizagem e dificuldades, e muito tem contribuído para explicar a causa das dificuldades de aprendizagem, pois tem como objetivo central de estudo o processo humano do conhecimento: seus padrões evolutivos normais e patologias bem como a influência (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.

De acordo com Bossa (1994, p. 107) o Código de Ética dos Psicopedagogos ressalta que:

A Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia (Artigo 1º).

A Psicopedagogia estuda as dificuldades e transtornos de aprendizagem dos seres humanos, em conjunto com uma equipe multidisciplinar para auxiliar e compartilhar das dificuldades de aprendizagem, com o objetivo de ampliar sua visão frente à educação, diminuir essas dificuldades dos indivíduos, facilitando sua busca do saber.

Podemos caracterizar o campo profissional da psicopedagogia como aquele para qual conflui um conjunto de profissionais - basicamente psicólogos, pedagogos e psicopedagogos -, cuja atividade fundamental tem a ver com a maneira como as pessoas aprendem e se desenvolvem, com as dificuldades e os problemas que encontram quando levam a cabo novas aprendizagens, com as intervenções dirigidas a ajudá-las a superar estas dificuldades e, em geral, com as atividades especialmente pensadas, planejadas e executadas para que elas, aprendam mais e melhor. De um ponto de vista genérico, podemos dizer que o trabalho psicopedagógico está intimamente vinculado à análise, ao planejamento, ao desenvolvimento e à modificação de processos educacionais. (SOLÉ, 2001, p.33)

Portanto, Barbosa (2001) ressalta que a Psicopedagogia, como área que estuda o processo ensino/aprendizagem, pode contribuir com a escola no resgate do prazer no ato de aprender e da aprendizagem nas situações prazerosas.

A configuração da atividade do Psicopedagogo está muito vinculada à necessidade de resolver problemas práticos e às decisões administrativas que tendem a organizar este recurso. Mas há de convir-se que o Psicopedagogo tem diante de si, um compromisso complexo, já que se espera dele que contribua com o conhecimento necessário para que as pessoas possam superar as dificuldades que encontram durante a aprendizagem e consigam aprender mais e melhor.

Mas, não há como camuflar as dificuldades na atuação dos profissionais da Psicopedagogia, dentre elas a necessidades deste, definir com clareza qual é o seu objetivo prioritário de atuação e suas funções, como deve implementá-las e avaliá-las. Tais dificuldades evidenciam que, mesmo tratando de uma atividade prática, há a influência que as diferentes teorias e disciplinas oferecem sobre aquilo que constitui o objeto de atenção dos Psicopedagogos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com