TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDAH

Exames: TDAH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  6.907 Palavras (28 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 28

TDAH: TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

COM EXCESSIVAS DISTRAÇÕES E AGITAÇÃO PODEM SER TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH), SÃO PREDOMINANTES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

RESUMO

A proposta deste artigo é mostrar que o Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH), com os passar dos tempos vem sendo estudado largamente por profissionais nas áreas de Neurologia, Psicologia, Psiquiatria, Fonoaudiologia e outras; Com objetivo de um observado diagnóstico. Em cada classe em média, uma ou duas crianças tem TDAH, entretanto podemos observar que na realidade os professores não estão cientes deste transtorno, convêm as escolas não possuem estruturas para estar recebendo esses alunos, com grau de dificuldade na aprendizagem. Com base na entrevista feita na escola vemos que alguns professores têm ciência do problema, porém não sabem lidar com a situação. A língua materna é importante para um bom desenvolvimento no tratamento, porém não tem cura. Buscamos através de este artigo divulgar nosso trabalho, realizado em escola pública no município de Campo Grande-Ms. Observamos que, existe um desconhecimento por parte aos profissionais, que muitas vezes se precipitam ao referir-se ao TDAH, confundindo com outras dificuldades que aparecem no ambiente escolar.

Palavras-Chave: TDAH; Educador; Ambiente escolar.

ABSTRACT

The purpose of this article is to show that the disorder Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), with the passing of time has been studied extensively by professionals in the fields of Neurology, Psychology, Psychiatry, Speech and others; Aiming observed a diagnosis. In each class on average, one or two children have ADHD, however we can see that in fact the teachers are not aware of this disorder, agree schools have no structures to be getting these students with difficulty in learning. Based on the interview at school we see that some teachers are aware of the problem but do not know how to handle the situation. The language is important for a good development for the treatment, but no cure. We seek through this article disseminate our work, performed in public school in the city of Campo Grande-MS. We note that there is a lack of knowledge by the professionals, who often rush to refer to ADHD, mingling with other difficulties that appear in the school environment.

Keywords: ADHD; Educator; school environment.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo mostrar que diante das imensas dificuldades apresentadas em crianças com (TDAH)¹, hoje no mundo estudantil, no que age ao atendimento deste, o sistema educacional e a metodologia coerente, é que a escola não pode ficar na inércia e fazer de conta de que o problema também não é com ela, sabemos que a escola é fundamental no desenvolvimento integral da criança, na maioria das vezes a criança passa mais tempo nela do que na sua própria casa. Os pais tem papel fundamental, porém tem que trabalhar em conjunto com os profissionais para que possa ajudar essas crianças. Observamos que em muitos casos, os pais não aceitam a realidade que está acontecendo com seus filhos e recusam-se em procurar ajuda e priva da criança de ser ajudada ou até mesmo de ir à escola. As características comuns em crianças de idade escolar são agitação, brincadeiras constantes, falta de atenção, correria e pensamentos muitas vezes longes, a agitação em excesso fora do comum pode ser sinal de que algo não estar normal. Podemos perceber que as diferenças existem entre elas e de como uma são, mas ativas que outras da mesma idade. Estamos falando de um transtorno que já vem sendo estudados nos últimos 100 anos. São problemas característicos de crianças hiperativas, tais como, acometidas de inquietação, falha no controle moral, hipercinese, reação hipercinética da infância, distúrbio de falta de atenção e distúrbio de atenção por hiperatividade.

É poder orientar e ajudar muitos profissionais que lidam com crianças a entenderem e aprenderem sobre como diferenciar um distúrbio de aprendizagem de um comportamento indisciplinado. Além disso, estará abordando a importância da intervenção psicopedagógica no cotidiano escolar.

Entre adultos e crianças há problemas, não temos a atenção em determinados momentos, mas nas crianças com TDAH isso ocorre o tempo todo, muitos estudos realizados nós últimos anos aonde o número de crianças é surpreendente. Neste trabalho o objetivo é estudar sobre o TDAH e saber com ele é visto no ambiente escolar, pelos professores e até mesmo pelos pais da criança. É um problema que afeta boa parte da população; O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico frequente, que apresenta em crianças, adolescentes e adultos, independente de país de origem, nível socioeconômico, raça ou religião. O TDAH afeta não apenas o comportamento, mas também o processo de aprendizado de seus portadores. Grande parte da literatura aborda apenas os aspectos comportamentais do TDAH. Sabemos que os comportamentos hiperativos, disruptivos e impulsivos interferem não apenas no dia-a-dia de professor e do aluno, mas em toda a escola. Talvez por isso esses comportamentos acabem recebendo mais atenção dos profissionais. Entretanto, gostaríamos de ressaltar que alterações no funcionamento cognitivo, com consequências principalmente nas funções executivas.

Atualmente não existem, nomeio científico, dúvidas sobre a gravidade e a amplitude das consequências do TDAH na vida dos portadores e de seus familiares. Para evitá-las, é preciso reunir esforços em diversas áreas para reduzir o tempo entre o início dos sintomas e a realização do diagnóstico correto, garantindo que todos os pacientes tenham acesso a um tratamento adequado para os sintomas de TDAH e possíveis comprometimentos associados.

Apesar dessas certezas no meio acadêmico e científico, alguns setores da sociedade e profissionais das áreas de educação e saúde ainda questionam a existência do TDAH. Ao longo do tempo, o TDAH recebeu várias denominações, como por exemplo, lesão cerebral mínima, síndrome hipercinética e disfunção cerebral mínima. Os critérios utilizados para o diagnóstico de TDAH também têm variado bastante. Essas diferenças nos nomes e nos critérios diagnósticos podem confundir as pessoas.

Por outro lado, na maioria das vezes os nomes mudaram para acompanhar os resultados das pesquisas e dessa forma refletir o maior conhecimento sobre o TDAH.

Muitos estudos têm mostrado relações importantes entre o TDAH e uma série de dificuldades na aprendizagem e no desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com