TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distúrbio De Aprendizagem (TDAH) No Comportamento Infantil

Monografias: Distúrbio De Aprendizagem (TDAH) No Comportamento Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE PESQUISA

O DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM (TDAH)

NO COMPORTAMENTO INFANTIL

BURITAMA /2007

Sumário

Tema.......................................................................................................................03

Problema................................................................................................................03

Justificativa.................................................................................................... ........03

Objetivos.................................................................................................................03

Objetivos Geral.......................................................................................................04

Objetivos Específicos.............................................................................................04

Hipóteses................................................................................................................04

Fundamentações Teóricas.....................................................................................04

Metodologia............................................................................................................05

Cronograma...........................................................................................................06

Referências Bibliográficas......................................................................................07

1 TEMA – O DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM -TDAH

NO COMPORTAMENTO INFANTIL

2 PROBLEMA

O Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade é um problema que exige amplo conhecimento do professor para que possa atuar com segurança e eficácia no processo de ensino/aprendizagem deste aluno.

Que conhecimentos necessita adquirir?

3 JUSTIFICATIVA

Salvar a vida de crianças numa sala de emergências, na UTI ou no centro cirúrgico é uma experiência marcante na vida de um médico.

Não menos intensa é a sensação de modificar a trajetória de crianças e adolescentes fadados ao insucesso.

Ocorre que o sentido da vida não se esgota na percepção momentânea de estar vivo, mas sobretudo de viver, e viver plenamente.

É muito gratificante estudar, atender a tratar crianças e adolescentes com TDAH, o tratamento medicamentoso e as intervenções pedagógicas são muito eficazes.

Nesta pesquisa, ficará evidente a importância da participação ativa de pais e mestres no tratamento dos seus filhos e alunos com este transtorno.

Esta participação compreende não apenas o conhecimento da origem neurológica dos sintomas e do impacto do TDAH, mas também a intervenção através de estratégias aqui propostas.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

- Esclarecer basicamente ao professor que terá contato com a pesquisa, que sua intervenção pedagógica e metodológica é primordial no sentido de ajudar a resolver ou amenizar o problema de TDAH.

- Que os aspectos emocionais, afetivos são tão relevantes quanto os cognitivos e devem ser levados em conta, para que o fracasso escolar não venha acompanhar todo o trajeto educativo deste aluno.

4.2 Objetivos Específicos

- Definir o que realmente é TDAH

- Expor ao leitor como esse distúrbio se manifesta

- Explicitar quais as conseqüências que traz ao portadorDemonstrar que certos tipos de comportamento, apesar de se configurarem como um TDAH, nem sempre está relacionado ao distúrbio propriamente dito.

- Provocar em cada professor uma reflexão em seu fazer pedagógico e sobre ele, suscitando transformações.

5 HIPÓTESE

A busca por mais conhecimentos referentes ao problema deve ser constante.

O docente deve preocupar-se com as dificuldades que o aluno portador do TDAH encontra no seu processo de aquisição da aprendizagem dos conteúdos.

Direcionar suas atividades de acordo com as necessidades apresentadas por essa criança, para que encontre uma possível solução.

6 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

Os pressupostos e conceitos serão fundamentados a partir de autores da classe médica com seus pontos de vista clínicos e da classe docente.

Será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com