TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO TRADICIONAL NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Por:   •  25/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

ALINE SEABRA BEATO – RA C25909-8

ANA PAULA CÂNDIDO DOS SANTOS – RA C576CI0

ANDRESSA ROBERTA ALVES – RA C68972-6

JOYCE CAROLINA MEDEIROS PALMA – RA C67AAA-0

NATÁLIA SILVEIRA AVILLA – RA C6888D-2

RENATA CAROLINE BENITES DE ASSIS – RA C688AG-2

AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO TRADICIONAL NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

SOROCABA – SP

2017

ALINE SEABRA BEATO – RA C25909-8

ANA PAULA CÂNDIDO DOS SANTOS – RA C576CI0

ANDRESSA ROBERTA ALVES – RA C68972-6

JOYCE CAROLINA MEDEIROS PALMA – RA C67AAA-0

NATÁLIA SILVEIRA AVILLA – RA C6888D-2

RENATA CAROLINE BENITES DE ASSIS – RA C688AG-2

AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO TRADICIONAL NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO[a]

Trabalho   apresentado   para   cumprir as exigências da disciplina “Psicologia Escolar” do curso de bacharelado em Psicologia da Universidade Paulista – UNIP, campus Sorocaba. Turmas PS6A17 e PS6B17.

Orientadora: Prof.ª Drª Marisa Irene Siqueira Castanho.

SOROCABA – SP

2017


RESUMO

O trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades observadas no processo de ensino-aprendizagem, advindas do denominado modelo tradicional de ensino[b]. Para tanto, realizou-se entrevistas semidirigidas com professores e um coordenador, assim como aplicou-se questionários com alunos do Ensino Médio (...)

Palavras-chave: Ensino Tradicional; Relação professor-aluno; Psicologia Educacional e Escolar.


SUMÁRIO

a)        Apresentação        4

b)        Tema/Levantamento Bibliográfico        5

c)        Objetivos        6

d)        Hipótese        6

e)        Justificativa        7

Métodos        8

a)        Sujeitos        8

b)        Instrumentos        8

c)        Aparatos de pesquisa        8

d)        Procedimentos para a coleta de dados        8

e)        Procedimentos para análise de dados        8

f)        Ressalva éticas        8

Referências Bibliográficas        9


  1. Apresentação

Muito se discute sobre o papel da escola e a função da educação nos dias atuais. Assim, sabe-se da existência de várias teorias educacionais que contribuem para a compreensão do tema. Há aquelas teorias não-críticas que pensam a educação como um instrumento de equalização social, na medida em que a sociedade passa a ser concebida como um agrupamento harmônico de seus membros. Ao passo que as denominadas teorias crítico-reprodutivistas consideram a educação e por extensão a escola totalmente dependentes da sociedade e que, em vista disso, a educação torna-se um instrumento de discriminação social. Nesse sentido, a escola funciona como uma instituição reprodutora do antagonismo presente em uma sociedade que é essencialmente capitalista e classista (Saviani, 1982).

        Considerando essas duas perspectivas a respeito da educação e da sociedade, verifica-se determinadas implicações resultantes do papel e da função que a escola acredita protagonizar na comunidade em que opera e que são materializados por intermédio da figura do professor durante os processos de escolarização em sala de aula.

Desse modo[c], o trabalho de campo em questão parte do pressuposto de que um modelo de educação tradicional centralizado na figura do professor, segundo o qual o papel da escola encerra-se na transmissão de conhecimentos acumulados e sistematizados, acaba por engendrar um ciclo de obstáculos ao aprender. Em vista disso, tem-se como objetivo principal identificar tais empecilhos que são impostos ao processo de aprendizagem, decorrentes do modelo tradicional de ensino que é concretizado no ambiente escolar.  

        

  1. Tema/Levantamento Bibliográfico

Ainda que a chamada pedagogia ou escola tradicional não seja fundamentada em teorias empíricas validadas, trata-se de uma concepção e uma prática educacionais que foram transmitidas historicamente e um modelo de ensino defendido por vários autores (Mizukami, 1986).

Traz em seu bojo determinadas perspectivas de homem, mundo, conhecimento, educação e escola que ainda podem ser encontradas no presente permeando a relação professor-aluno e, por consequência, a sociedade de maneira geral. A despeito da decepção e das muitas críticas que se seguiram ao entusiasmo dos primeiros anos de sua popularização a partir da ascensão da burguesia ao poder no século XIX (Saviani, 1982; Mizukami, 1986).

        

  1. Objetivos

Objetivo Geral

  • Identificar as principais dificuldades observadas no processo de ensino-aprendizagem, advindas do denominado modelo tradicional de ensino.

Objetivos Específicos

  • Elaborar os instrumentos necessários para a realização da pesquisa, quais sejam, um roteiro para a entrevista com dois professores e outro para a entrevista com o coordenador de ensino da instituição, bem como um questionário específico para a aplicação com cinco alunos, os quais devem estar cursando o ensino médio;  [d]
  • Realizar entrevistas qualitativas semidirigidas com os professores e o coordenador. Tal como aplicar o questionário elaborado previamente com os alunos;[e]
  • Analisar os resultados obtidos com base em pesquisa bibliográfica de referencial teórico sobre o assunto, com a finalidade de comprovar ou reprovar a hipótese estabelecida à princípio[f].

  1. Hipótese[g]

Parte-se da hipótese central de que o envolvimento do profissional de psicologia no âmbito escolar, enquanto integrante de uma esquipe multiprofissional, caracteriza-se como condição indispensável para maximizar as possibilidades de aprendizagem e para que os objetivos educacionais sejam atingidos.

Considerando-se que as atividades principais do psicólogo que atua em tal contexto dizem respeito ao planejamento curricular, treinamento de professores, contato com a família, orientação de alunos e organização do espaço educacional (Bettoi, 2015[h]).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com