TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e gestão, objetivos do ensino e trabalho dos professores

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo das páginas  291 à 311 capitulo 1

Organização e gestão, objetivos do ensino e trabalho dos professores.

A organização e a gestão constituem o conjunto das ações e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar, de modo que alcance os objetivos educacionais esperados. Os termos organizações e gestão são, frequentemente, associados à idéia de administração, de governo, de provisão de condições de funcionamento de determinada instituição social.

No caso da escola,a organização e a gestao referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, açoes e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materias, financeiros e intelectuais assim como a coordenaçao e o acompanhamento do trabalho das pessoas.

A organização e gestao da escola correpondem, portanto, à necessidade de a instituição escolar dispor das condiçoes e dos meios para a realização de seus objetivos específicos.

  1. Prover as condiçoes, os meios e todos os recursos necessários ao ótimo funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula;
  2. Promover o envolvimento das pessoas no trabalho, por meio da participação,e fazer a avaliação e o acompanhamento dessa participação;
  3. Garantir a realização da aprendizage para todos os alunos.

Nessa segunda perspectiva, a escola e seu modo de se organizar constituem um ambiente educativo,acredita-se que não são apenas os professores que educam. Todas as pessoas que trabalham na escol realizam ações educativas, embora não tenham as mesmas responsabilidadesnem atuem de forma igual.

  1. A escola entre o sistema de ensino e a sala de aula.

A organização do sistema de ensino de um país pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas, as salas de aula. A escola é, assim, o espaço de realização tanto dos objetivos de aprendizagem. Isso mostra que há uma relação de influência mutua entre a sociedade, o sistema de ensino, a instituição escolar e seus sujeitos, ou seja, as políticas e as diretrizes do sistema de ensino podem exercer forte influência e controle na formação das subjetividades de professores e alunos.

Decorre daí a necessidade de que os futuros professores reconheçam e compreendam as relações entre o espaço escolar, o sistema de ensino e o sistema social mais amplo. Precisam assim saber como e porque são tomadas certas decisões no âmbito do sistema de ensino, como a direção da escola lhes transmite tais decisões e como estas expressam relações de poder, ideias sobre o tipo do aluno a ser educado, formas de avaliação e de controle do trabalho escolar.

A direção da escola, por sua vez, deve reunir o corpo docente para comunicar novas normas legais, diretrizes pedagógicas e mudanças de rotina de trabalho. Ou seja, o vínculo das escolas com o sistema de ensino (Ministério da Educação, Secretarias de Educação, Conselhos de Educação, etc.) decorre de necessária unidade política e administrativa de gestão de um sistema.

  1. Os objetivos da escola e as praticas de organização e de gestão

A escola é uma instituição social com o objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos ( conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, valores), para tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem.

A organização e a gestão são meios para atingir as finalidades do ensino. É preciso ter clareza de que o eixo da instituição escolar é a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem que, mediante procedimentos pedagógico-didáticas, propiciam melhores resultados de aprendizagem.

  1. Funcionar bem para melhor aprendizagem

O que as famílias, a comunidade e os próprios alunos esperam de uma escola? Muito provavelmente, os pais desejam que seus filhos aprendam bem, que não aprendam coisas erradas, que os conhecimentos, as habilidades, os valores tenham serventia para vida, ou seja, desejam uma escola em que os alunos estejam motivados para estar nas aulas e se envolvam com afinco nas atividades de classe.

É razoável, pois, concluir que as escolas precisam ser mais bem organizadas e bem administradas para melhorar a qualidade de aprendizagem escolar dos alunos. Uma escola bem organizada e gerida é aquela que cria e assegura condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas que permitam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos seus alunos sejam bem-sucedidos em suas aprendizagens.

Em vários países vêm sendo realizadas pesquisas a respeito dos elementos da organização escolar que interferem no desempenho dos alunos ( Nóvoa, 1995; Good e Wenstein, 1995; Laderrierie, 1996; Van Vezen, 1997; Valerian e Dias, 1997). Tais estudos mostram que o modo de funcionamento de uma escola faz diferença nos resultados escolares dos alunos. Algumas dessas características são as seguintes:

  1. Professores preparados, que tenham clareza de seus objetivos e conteúdos, que façam planos de aula, que consigam cativar os alunos, que utilizem metodologia e procedimentos adequados à matéria e às condições de aprendizagem dos alunos, que façam avaliação contínua, prestando muita atenção nas dificuldades de cada aluno;
  2. Estrutura organizacional e boa organização do processo de ensino e aprendizagem, que consigam motivar a maioria dos alunos a aprender;
  3. Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica, que articulem o trabalho conjunto de todos os professores e os ajudem a ter bom desempenho em suas aulas;
  4. Disponibilidade de condições físicas e materiais, de recursos didáticos, de biblioteca e outros, que propiciem aos alunos oportunidades concretas para aprender;

Finalmente, é preciso estar claro que a melhora das práticas de gestão, a participação dos professores e os processos democráticos somente têm sido se estivem diretamente associados à melhoria das metodologias do ensino e aprendizagem. Deve-se apostar nisso, pois é esse o fator de maior relevância e eficácia na produção de maior qualidade de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (226.7 Kb)   docx (929.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com