TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Por:   •  3/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Curso de Extensão

O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

 Contribuindo para a formação continuada dos professores de Sociologia do ensino médio do Rio Grande do Sul

Trabalho Final

Por que estudar Sociologia no Ensino Médio?

A ciência da Sociedade

Danielli Brondani Severo

São Sepé

Valéria Aydos

Karen Duarte

Rosário do Sul, 2013.

  1. Relato/Apresentação de uma reflexão/problematização de prática pedagógica;

Este trabalho teve como principal questionamento entender e discutir o ensino

aprendizagem da Sociologia no Ensino Médio, visto que, muitos dos alunos e até mesmo parte de alguns docentes terem em mente a Sociologia apenas como um complemento na formação educacional do estudante, não entendendo seu caráter científico e a tamanha importância para a formação de alunos pensantes e críticos diante da realidade e da sociedade.

Foucault criticou intensamente as relações de poder entre as ciências, gerando

assim poder de conhecimento e importância entre elas. Foucault vê no poder um problema que está presente em toda a nossa sociedade, a começar pela nossa própria organização educacional, percebendo no seu tempo as dificuldades que os componentes curriculares têm de se unirem, se integrarem formando um elo comunicativo. Porém, percebe-se que o disputa pelo saber já é cultural.

Segundo Bourdieu, autor que iniciou a visão crítica da escola julgou o “jogo da

reprodução” de valores e saberes gerando questionamentos sobre as teorias sobre a fragmentação e domínio de algumas ciências no currículo da escola.

É importante que se faça uma reflexão acerca da organização e estrutura  

curricular da escola, para que não permeie a dificuldade da interdicisplinaridade e deixar te ter a visão de poder sobre as ciências.

  1. Objetivos:

                A Sociologia, sendo uma ciência da sociedade, tem como principal objetivo levar o aluno a pensar, criticar e debater. Partindo desse marco, resolve-se problematizar porque algumas disciplinas que são consideradas “ciência” são mais “importantes”?

                A Sociologia em si é uma ciência, mas será que somente uma ciência? É partindo desse aspecto é que o aluno desenvolve a sua capacidade de argumentação e criticidade diante de uma indagação. Pois, é este o objetivo da Sociologia, não apenas explicar e fazer-se entender, mas sim, despertar no aluno a sua visão de mundo e visão crítica das coisas que nos cercam.

  1. Habilidades:

        É fundamental que o aluno interprete, compreende e questione as questões sociais, partindo da importância da Sociologia no desenvolvimento do seu conhecimento.

  1. Competências:

                Desenvolver a criticidade e o pensamento autônomo em relação a aprendizagem

da Sociologia na escola e tal importância que ela nos favorece e agrega ao conhecimento.

  1. Contexto do relato:

Partindo dos contextos escolares da atualidade, onde muitos de seus agentes têm

dificuldade de entender a importância e relevância da Sociologia na grade curricular das escolas é que surgiu a necessidade de analisar, questionar e entender o que é o ensino e aprendizagem dessa disciplina indispensável para a formação do aluno bem como a melhor integração desta, como elo entre as outras disciplinas, facilitando a interdisciplinaridade.

As atividades foram realizadas no contexto escolar do Instituto Estadual de

Educação Deputado Ruy Ramos, na cidade de Rosário do Sul, na periferia, com turmas de 1º ano do Curso Normal. É necessário que tais alunos entendam porque estudar Sociologia e vejam nessa disciplina uma “porta” para ampliar os seus conhecimentos prévios e de mundo.

  1. Temas Geradores:

Ciência e o Ensino da Sociologia na escola.         

Sabe-se que a Sociologia além de ser uma disciplina muito importante no  currículo escolar é também um elo de comunicação entre as outras disciplinas por se tratar das questões da sociedade. É por isso, que a sua ausência ou excludencia implica em tornar um currículo mais precário e reprodutivo em termos de conteúdos.

  1. Autores/conceitos

        De acordo com Comte (1973), mais conhecido como “Pai da Sociologia”,

caracterizou as condições que diferenciava essa ciência, a Sociologia, das demais, fez com que as pessoas tivessem diferentes pontos de vista em relação a um mesmo aspecto social. A Sociologia nasceu da própria sociedade, não podendo elas estar isoladas, fora de um contexto social, político, econômico ou cultural.

                No Brasil, a Sociologia foi destacada por Freire, sociólogo brasileiro, que salientou as particularidades dessa ciência e fez perceber o quão útil esta ciência seria se o homem a entendesse melhor e colocasse a Sociologia em prática para melhor conviver e entender as ações dos seres humanos. Como dizia Fernandes (1980):

                                        “ ...Afirmo que iniciei minha aprendizagem sociológica aos seis anos, quando precisei ganhar a vida como se fosse um adulto e penetrei, pelas vias da experiência concreta, no conhecimento do que é a convivência humana e a sociedade”.

                Partindo desse pensamento é que se pode ter uma ideia que sem o ensino-aprendizagem da Sociologia, o homem não teria uma visão ampla do mundo e/ou comunidade da qual está inserido.

                A Sociologia como ciência traz um conjunto de conhecimentos sistematizados e práticos dentro do contexto social, por isso, o seu entendimento não é apenas relevante, mas sim, essencial no currículo escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com