TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA PSICOLÓGICA

Por:   •  5/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, foi sem sombra de dúvida o melhor instrumento de cidadania, garantindo a liberdade do povo e dando à educação um lugar importante, uma vez que assegurou o acesso e a permanência na escola, a liberdade de aprender e de ensinar, privilegiando a educação como a única alternativa para a construção da dignidade e estruturação da cidadania. A LDB 93/94 definiu as habilidades e competências necessárias à formação de professores, bom como, à prática docente.

A Psicologia assume um importante papel no curso de formação de professores, por se tratar de uma ciência que estuda os processos psíquicos que influenciam e permeiam o comportamento do indivíduo. Para a Psicologia o conceito de aprendizagem não se limita ao desenvolvimento das capacidades psicomotoras do ser humano, existem também os diversos fatores que influenciam no comportamento de cada indivíduo, fatores estes, que se refletem em sua aprendizagem.

A Educação, assim como, a Psicologia Educacional sofrem mudanças que são determinadas pelos vários desafios que se apresentam a cada época, seja pelo surgimento de novos paradigmas, novas perspectivas motivadoras ou na busca de uma adequação às mudanças sociais que trazem em seu bojo problemas na estrutura familiar, ausência da família; que se esquiva de sua responsabilidade no que tange à educação dos menores; gravidez na adolescência, miséria, abandono, baixo investimento na educação; a tudo isso uni-se a globalização da economia e meios de comunicação ( as informações são tantas que é humanamente impossível retê-las para análise mais detalhada), as exigências do mercado de trabalho, a banalização da vida, as drogas, enfim.

 Nesse contexto, a disciplina Psicologia da Aprendizagem vem auxiliar o educador em formação, não trás o elixir para todos os males, mas, permite ao professor um olhar mais sensível, uma aceitação maior das diferentes realidades presentes em uma classe de alunos.

2 A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS PARA FORMAÇÃO DO                                  EDUCADOR

 

Segundo alguns teóricos existem diversas teorias da aprendizagem, podendo ser reunidas em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. Nas primeiras, a aprendizagem se define pela interação entre indivíduo e ambiente, numa relação de estímulo e resposta. As teorias cognitivas enfatizam o conhecimento e investigam cientificamente os processos de percepção, assimilação e modo pelo qual se concebe o conhecimento. Entre seus teóricos estão Piaget, Vigotsky, Bruner e outros.

Na Teoria do Desenvolvimento Humano de Piaget, o indivíduo, dependendo de sua idade passa por várias etapas, cujo, início e termino depende de fatores biológicos, educacionais e sociais.

 Para Vigotsky, o desenvolvimento do ser humano é influenciado pelo meio social e cultural no qual está inserido.

Bruner, desenvolveu uma teoria de ensino na qual a aprendizagem é um processo que ocorre internamente, sem a influência direta de pessoas, do ambiente ou outros fatores externos, levando em consideração a curiosidade do aluno e os desafios propostos pelo professor que media esse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com